Ainda com instabilidade, WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a retomar o funcionamento depois de mais de cinco horas de pane global nesta segunda-feira, 4.
Dona dos três serviços, a empresa Facebook informou que problemas com a rede causavam a falha de acesso. A mensagem foi publicada no Twitter pelo diretor de tecnologia da empresa (CTO, na sigla em inglês), Mike Schroepfer. Ele não informou, porém, o que causou essa falha. As ações da empresa caíram mais de 5%.
"Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível", diz a mensagem no perfil do programa de mensagens.
Até mesmo funcinários do Facebook ficaram impedidos de entrar no prédio sede da empresa por causa de problemas com os crachás.
Em junho, os três aplicativos apresentaram instabilidade por aproximadamente 2h30. Na época, o Facebook afirmou que o problema foi causado por um ajuste de configuração.
Especialistas em internet divulgaram diversas possibilidades para a falha desta segunda, mas a mais provável é relacionada a um erro de DNS. Ao tentar acessar o endereço de qualquer uma das redes, aparecia a mensagem "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN".
O DNS é a "agenda de contatos" da internet e registra os números (endereços de IP) associados aos "nomes de domínio". Essa "agenda" permite consultas (chamadas de "resoluções de domínio") para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se ocorre uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
Fonte: Atarde