Depois de ter anunciado, em agosto de 2021, que passaria a aceitar principalmente o Bitcoin como meio de pagamento, a AMC, que atualmente é a maior rede de cinemas do mundo inteiro, divulgou nas últimas semanas que pretende também incluir várias outras criptomoedas como opção de pagamento para seus consumidores, algo que provavelmente vai mudar bastante o rumo de como a economia vai se desenvolver nos próximos anos.
Segundo o presidente da companhia, além de aceitar o Bitcoin, a expectativa é também aceitar outras três moedas, sendo elas o litecoin, ether e bitcoincash. Esses meios de pagamentos serão aceitos apenas para ingressos adquiridos através da internet.
“Entusiastas das criptomoedas: vocês devem saber que a AMC anunciou que aceitaremos Bitcoin para compra de ingressos online até o final de 2021. Agora, posso confirmar que, quando isso acontecer, também esperamos aceitar Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash", disse o presidente da AMC em uma de suas publicações no Twitter.
A AMC, que supera de longe redes como o Cinemark em número de salas ao redor do mundo inteiro, é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações listadas dentro da bolsa de Nova York. Os ativos dessa empresa acumularam uma alta de mais de 2.000% neste ano, depois de terem sido alvo de um verdadeiro mutirão de compradores, organizado em fóruns na internet, tudo para impulsionar o preço dessas ações.
O presidente da empresa até então não deu detalhes de como vai ser feita a sua operação, sem falar se a empresa passará a fazer transações com criptomoedas e mantê-las em seu balanço patrimonial, ou se vai ser utilizada alguma empresa intermediária, especializada em pagamentos através de ativos digitais, para que seja feito o câmbio necessário.
Qual o impacto dessa decisão?
Com um atual valor de mercado que supera 24 bilhões de dólares, esta é, atualmente, a décima quinta maior empresa do setor de entretenimento no mundo inteiro, um setor que atualmente é liderado pela Walt Disney, uma empresa que tem um valor atual de 331 bilhões de dólares no mercado.
A verdade é que ainda não é algo comum que empresas tão grandes aceitem as criptomoedas como meio de pagamento, especialmente por conta das incertezas regulatórias que estão presentes dentro desse mercado.
No início do ano, outra empresa gigantesca anunciou que aceitaria criptomoedas como meio de pagamento, sendo ela a Tesla, mas a empresa acabou voltando atrás por conta de diversas polêmicas girando em torno do consumo energético do Bitcoin.
Essa decisão tomada pela AMC com certeza vai influenciar diversas outras empresas a seguir um caminho semelhante. Atualmente, o único país onde marcas famosas já estão tendo que lidar obrigatoriamente com Bitcoin em seu dia a dia em El Salvador, onde grandes redes internacionais, como o McDonald's e o Starbucks, por conta da recém implantada lei do Bitcoin, já tem que se conformar com a aceitação da criptomoeda.
E no Brasil? Já estão aceitando criptos?
No Brasil, o único momento em que uma grande empresa aceitou criptomoedas como forma de pagamento foi em uma ação pontual realizada pelo Burger King, onde a única moeda que estava sendo aceita era o dogecoin. Diferentemente de outros países, como por exemplo, El Salvador, no Brasil as criptomoedas ainda estão enfrentando muita resistência por parte do governo.
Isso significa que, quanto mais tempo levar para as moedas serem regulamentadas, mais tempo levará também para que grandes empresas comecem a aceitá-las como método de pagamento.
Quanto tempo deve levar até o pagamento com criptos se tornar popular?
Pelo menos mais alguns anos. Ainda vai demorar até que esse tipo de método de pagamento se torne popular o suficiente, ainda assim, já é possível efetuar compras e pagamentos na internet utilizando criptomoedas de forma muito simples e prática.
Você pode pagar em diversos estabelecimentos que já estão atualizados com essa nova tecnologia. As plataformas de negociação estão sendo desenvolvidas, dando aos negociantes outras opções para investir seu dinheiro.
Enquanto grandes empresas não resolvem abrir espaço para os criptoativos serem utilizados como método de pagamento, a melhor coisa que você pode fazer é aprender ainda mais sobre o assunto, verificando condições melhores formas de você fazer investimentos, para que possa aproveitar ao máximo tudo o que o setor financeiro tem de melhor a oferecer para você.
Por: Liberdadenews/Ascom