Prado: A recuperação emergencial do equipamento foi concluída nesta segunda-feira.
O retorno da passagem de veículos, como motos, carros e caminhões, sobre a ponte de acesso à Prado, na BA-001, foi permitido pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) nesta segunda-feira (13). O equipamento, cuja recuperação foi concluída hoje, estava interditado depois que uma das cabeceiras cedeu por conta das fortes chuvas do sábado (11). O deslocamento de pedestres na ponte havia sido autorizado ontem.
O acesso à Jucuruçu, para quem vem da BA-284, também voltou a ser feito por automóveis de pequeno e grande porte nesta segunda. A retomada do tráfego no trecho de ligação entre Itamaraju e Jucuruçu foi autorizada pela Seinfra na manhã de hoje. O desvio provisório ao lado da pista no KM 30 da rodovia foi construído e permitiu a passagem de automóveis pelo local. O trânsito nos KM 10 e 17 da BA-284 já estava normalizado após a construção de dois outros desvios. A reconstrução dos aterros nos três pontos deve ser iniciada até esta quarta-feira (15).
Na BR-489, os serviços emergenciais na pista de Prado até Itamaraju começaram a ser feitos hoje. A ação no KM 02 foi finalizada. As máquinas, como escavadeiras e caçambas, estão sendo deslocadas para realizar os trabalhos recomposição da via no KM 13. Com a liberação do trânsito na ponte de acesso à Prado, as intervenções no KM 15 iniciarão amanhã.
*Operação Especial*
Com o objetivo de ajudar no deslocamento da população impactada com as chuvas no Extremo Sul baiano, a Secretaria de Infraestrutura vem executando ações emergenciais em diferentes pontos das BA’s 290 e 284, da BR-489 e na ponte de acesso à Prado com a melhoria das condições climáticas da região. Atualmente, cerca de 40 profissionais estão trabalhando nas obras em pelo menos 7 pontos de atuação. O órgão conta com 15 maquinários pesados entre: retroescavadeiras, caçambas e equipamentos de patrolamento, que trabalham desde a semana passagem para dar condições de trafegabilidade aos moradores locais.
Por: Liberdadenews/Ascom