Eunápolis: Um bombeiro que estava fazendo compras no Atacadão de Eunápolis salvou uma criança de 2 anos que se engasgou com um amendoim. As câmeras de segurança do mercado flagraram o momento em que o policial percebe o que está acontecendo, pega o bebê e começa a fazer os procedimentos de desengasgo.
O soldado Renato Júnior, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6º GBM) de Porto Seguro, relatou a reportagem que, logo após chegar à fila do caixa, se deparou com uma criança pequena engasgada. “Eu percebi que ele não tossia, não chorava e ficou com o corpo molinho. Percebi que se tratava de uma obstrução total, quando a pessoa fica incapaz de respirar”, contou Renato.
Segundo ele, foi tudo muito rápido. A partir do momento em que entendeu o que estava acontecendo, o soldado começou a manobra de desengasgue. Colocou a criança de barriga para baixo no seu antebraço e deu umas tapinhas nas costas dela. Na segunda vez que fez a manobra, percebeu que a criança voltou a respirar e viu que ela havia se engasgado com um amendoim. O menino foi entregue de volta à mãe depois de o bombeiro constatar que ele estava respirando normalmente.
EMOÇÃO – “É uma emoção especial poder ajudar uma criança”, revelou o soldado, que é pai de dois filhos, de 9 e 2 anos. Ele disse que chegou em casa feliz e contou ao filho mais velho, que também se chama Renato, que havia ajudado a salvar um bebê.
De acordo com o bombeiro, é muito comum crianças se engasgarem com alimentos ou com algum objeto. Ele explicou que, numa situação dessas, os pais ou responsáveis devem, primeiramente, manter a calma, iniciar os procedimentos de desengasgo e ligar imediatamente para os bombeiros (193) ou para o Samu (192).
O soldado ressaltou a importância do conhecimento da manobra de desengasgo e que ela deve ser ensinada em escolas e empresas, entre outros locais.
Fonte: Radar64