Eunápolis: Um menino de 11 anos sofreu queimaduras graves quando soltava pipa no bairro Nacional, em Eunápolis, na tarde do último sábado (27). Vinícius de Jesus Silva foi socorrido inicialmente para o Hospital Regional, mas, devido à gravidade do caso, foi transferido para um hospital de Salvador, onde está intubado e em coma induzido. De acordo com a avó do garoto, ele teve queimaduras em todo o corpo e no lado esquerdo do rosto.
CHOQUE ELÉTRICO – Estudante do quinto ano, Vinícius e o irmão, de 8 anos, estavam na casa da avó e saíram para soltar pipa. Em um determinado momento, a linha da pipa que Vinicius empinava enroscou no fio de alta tensão e, ao tentar soltá-la, ele sofreu a descarga elétrica.
A avó contou que o neto usava uma linha de anzol emendada com um pedaço de arame. Ainda segundo ela, quando houve a descarga elétrica, todo o bairro ficou sem energia elétrica.
A criança foi socorrida pelo vizinho e levada ao Hospital Regional de Eunápolis, mas de madrugada foi transferida para Salvador em uma UTI aérea. A mãe de Vinícius, Jociara Silva dos Santos, de 30 anos, está acompanhando o filho no hospital.
Ela faz bico como faxineira e, por conta do acidente com o filho, não está podendo trabalhar. Jociara é mãe de seis filhos e mora com quatro deles no Juca Rosa. A família é carente e está pedindo ajuda financeira para arcar com as despesas. Doações podem ser feitas através do PIX 73981151732.
CUIDADOS AO SOLTAR PIPA – A Coelba alerta sobre o risco de empinar pipas próximo da rede elétrica. Ao tocar na fiação, a linha da pipa pode ser energizada e provocar o choque elétrico. As pipas também podem provocar curto-circuito na fiação, ocasionando a queda de energia.
De acordo com a Coelba, para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, as pipas nunca devem ser empinadas próximo da rede elétrica, mas em locais abertos, como praia, campo de futebol, praças e parques.
Além disso, a Coelba adverte que, caso a pipa fique presa em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las, uma vez que apenas profissionais da empresa estão autorizados a se aproximar da rede elétrica.
Outra dica é não utilizar material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade. As linhas com cerol, em que se utiliza vidro moído, também são extremamente perigosas, uma vez que podem cortar os fios elétricos, aumentando o risco de choque.
Fonte: Radar64