Um barco afundou na lagoa do Parque Gravatá, em Eunápolis, com quatro adolescentes a bordo, na manhã de sábado (22). Segundo pessoas que caminhavam no parque, a embarcação virou no meio da lagoa e submergiu completamente. No local, a profundidade média chega a oito metros. Os quatros jovens, mesmo sem saber nadar muito bem, conseguiram chegar até a margem da lagoa, sem ferimentos.
Conforme apurou a reportagem, o barco estava sendo usado por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para fazer a limpeza da lagoa. Após o encerramento do serviço, a embarcação foi amarrada perto da margem. Os jovens pegaram o barco sem autorização, provocando o naufrágio.
Na mesma manhã, mergulhadores do Núcleo de Operações Aquáticas do Corpo de Bombeiros fizeram buscas pela lagoa e conseguiram recuperar o barco.
PERIGO – Situado em uma área de cerca de 11 hectares, na região central de Eunápolis, o Parque Gravatá é um cartão-postal da cidade e concorrido ponto de lazer e de prática esportiva ao ar livre.
O banho na lagoa é proibido, mesmo assim é comum ver jovens se arriscando, pois as águas são convidativas, principalmente nesta época de temperaturas altas. O problema está no perigo por trás da imensidão da água. No local, já foram registradas muitas ocorrências de afogamentos. A maioria dos casos envolve jovens e adolescentes.
Para evitar que novos casos aconteçam, a comunidade pede que sejam instaladas placas informando o perigo e que a vigilância seja intensificada no local.
Fonte: Radar64