Um estrangeiro de 29 anos é o suspeito de ter matado à facadas o radialista Edmilson Mattos, de 45 anos, na madrugada da última quinta-feira (29), na cidade de Sintra, que fica a 40 minutos de Lisboa, a capital de Portugal. Ele foi preso pela Polícia Judiciária fora de flagrante delito, “menos de 24 horas depois de cometer o crime”, de acordo com o site português Diário Guardião, e indiciado pelos crimes de homicídio qualificado com uso de arma branca, roubo agravado e detenção e uso de arma proibida. Não há informação sobre a nacionalidade do criminoso.
Agora o suspeito, que é usuário de droga e com registro de episódios de violência, será apresentado para interrogatório judicial nos serviços do Tribunal Judicial de Lisboa Oeste – Sintra, para se interrogado pelas Autoridades Judiciárias, que farão a aplicação de medida de coação.
As medidas de coação são medidas processuais que, em casos específicos, influenciam a liberdade do suspeito, visando que este não repita, com a sua conduta, o seu comportamento criminoso. A aplicação de qualquer medida de coação deve ser proporcional e adequada à situação processual em causa. A prisão preventiva, por exemplo, é uma das medidas de coação previstas no nosso Código do Processo Penal daquele país.
Segundo a Polícia Judiciária, o suspeito teria solicitado o táxi já com a clara intenção de assaltar todo o dinheiro e objetos de valor do taxista e indicou como destino um local isolado para cometer o crime. Sem nenhum meio para se defender, Edmilson Mattos tornou-se presa fácil do marginal.