Caravelas: Um dos mais ousados projetos de infraestrutura de toda a região extremo sul da Bahia e parte de Minas Gerais está saindo do papel e se tornando realidade. Uma luta antiga do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, que acreditou no Projeto e vem se movimentando nos últimos anos para a concretização desse sonho.
Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, 07 de fevereiro, a Deliberação nº 31, de 03 de Fevereiro de 2023, que autoriza a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre Caravelas/BA e Araçuaí/MG, pelo prazo de 98 (noventa e oito) anos, objeto do requerimento da empresa Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda. (Art. 1°).
Segundo esta Deliberação, em seu Art. 2º, "Após assinatura do Contrato de Adesão pela Agência Nacional de Transportes - ANTT, a MTC - Multimodal Caravelas deverá opor a sua assinatura no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de perda de eficácia desta Deliberação e consequente arquivamento do processo".
Segundo o prefeito Silvio Ramalho, todo o Projeto está pronto, e não faltará empenho da Prefeitura, das entidades de classe e da empresa MTC para que esse sonho se realize. Segundo a empresa responsável pelo Projeto, a proposta da nova ferrovia Bahia e Minas apresenta uma oportunidade de desenvolvimento para as regiões de três Estados: Sul da Bahia, tendo Caravelas como marco inicial, chegando ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais e tendo enorme influência no norte do Espírito Santo.
Dessa forma, a ferrovia atende às necessidades do sul baiano com as áreas do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, em especial a mineração, celulose da planta industrial da Suzano em Mucuri/BA e combustíveis. A ferrovia apresenta a linha tronco Caravelas/BA a Araçuaí/MG em 442 km, acrescentado pelos ramais para Teixeira de Freitas/BA (32,35 km), e para a região do distrito de Mucuri/BA (16,5 km). Com isso, a Ferrovia Bahia-Minas tem a distância total de 491 Km.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews