O fornecimento de energia elétrica foi restabelecida em cidades baianas após um "apagão" nacional afetar todos os 417 municípios do estado. O problema foi detectado no estado às 8h31 e começou a ser resolvido por volta das 10h20. Segundo a Coelba, às 14h14, 99% dos consumidores afetados no estado já tinham o serviço de energia elétrica reestabelecido.
A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) aconteceu de forma gradativa, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Já o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.
Até as 14h14, conforme a Coelba, cerca de 99% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a operação dos sistemas de abastecimento dos 367 municípios onde a empresa atua também foi afetada pelo "apagão", e o fornecimento foi suspenso. O serviço será retomado de forma gradativa.
Fonte: G1