O Bahia Notícias ganha, a partir desta quarta-feira (3), uma nova coluna para debater os avanços e desafios do Judiciário na área que dá nome ao novo espaço: Ciências Criminais. A coluna será guiada por Gustavo Ribeiro Gomes Brito, soteropolitano, professor, palestrante, pesquisador e mestre em Ciências Criminais pela PUC do Rio Grande do Sul. Autor de artigos e capítulos de livros com publicações nacionais e internacionais, sua dissertação abordou a inversão das cargas probatórias no delito de lavagem de capitais. Acompanhe o primeiro texto, com o tema "O direito penal como coletor de tributos do Estado", clicando aqui.
A sua pesquisa é concentrada na área probatória do processo penal, com enfoque nos crimes empresariais, econômicos e contra a administração pública, assim como no reconhecimento de pessoas, área que lhe rendeu participação na “Coletânea sobre o reconhecimento de pessoas” do Conselho Nacional de Justiça, publicada em 2022. Estes são apenas alguns dos temas que serão tratados na coluna, que vai ao ar quinzenalmente, sempre às quartas-feiras
Brito integra diversos institutos de pesquisa de ciências criminais, como o Instituto Baiano de Direito Processual Penal, em que figura como Diretor-Tesoureiro; o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, no qual já exerceu a função de Coordenador Nacional de Convênios e hoje integra a Comissão de Assuntos Legislativos; e o Instituto Eduardo Correa, com atuação em Brasil e em Portugal, exercendo o cargo de Coordenador Regional na Bahia.
Advogado criminalista há 17 anos, com atuação em Salvador e diversas cidades do Estado da Bahia, trabalhou mais expressivamente perante o Tribunal de Justiça. Exerce suas atividades de advocacia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em Brasília, cujo trabalho é preponderantemente desenvolvido perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.
Além disso, possui relevantes trabalhos prestados à OAB, tendo colaborado para a elaboração e coordenação de diversos cursos na ESA-BA, sendo atualmente Membro Consultor da Comissão Especial de Estudos e Regulamentação sobre Investigação Defensiva do Conselho Federal da OAB, Vice-Presidente da Comissão Especial de Estudos e Regulamentação sobre Investigação Defensiva da OAB/Bahia e Vice-Presidente da Comissão de Ciências Criminais da OAB/Bahia.
Fonte: Bahianoticias