A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9), uma operação que investiga a participação de advogados alvos na "Operação Faroeste" em negociações de decisões judiciais de magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

A investigação tem origem nos fatos apurados da Operação Faroeste, quando se descobriu a existência de várias organizações criminosas atuando no Tribunal, integradas por magistrados, servidores, advogados e empresários.

Segundo a Polícia Federal, a ação faz parte das fases III e IV da Operação Patronos, em conjunto com o Ministério Público Federal.

Continua depois da publicidade

Nesta terça, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Salvador, Mata de São João, na região metropolitana, e Serrinha, cidade que fica a cerca de 170 km de Salvador. Os policiais ainda cumpriram medidas cautelares com a participação de 28 policiais federais.

Em setembro de 2023 e no dia 1° de julho deste ano, foram deflagradas as fases I e II da Operação Patronos, quando também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados, além da determinação de medidas cautelares de constrição patrimonial.

Segundo a Polícia Federal, na fase I, foi determinado ainda o bloqueio de, aproximadamente, R$ 37 milhões em bens e valores dos investigados, por causa das suspeitas de origem ilícita, e suspensão do levantamento pelos investigados de cerca de R$ 7 milhões, vinculados aos processos em que foram proferidas as decisões investigadas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de capitais.

Operação Faroeste

A Operação Faroeste apura um esquema de venda de decisões judiciais para a grilagem de terras no oeste da Bahia. A ação começou no final de 2019, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados – entre eles o presidente do TJ-BA da época. Desde então, ocorreram várias prisões e movimentações no caso.

As investigações da Polícia Federal apontam a existência de um esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude.

O esquema supostamente consistia na legalização de terras griladas no oeste do estado. A organização criminosa investigada contava ainda com laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente.

Há suspeitas de que a área objeto de grilagem supere os 360 mil hectares e de que o grupo envolvido na dinâmica ilícita tenha movimentado cifras bilionárias.

A Polícia Federal informou que o grupo é suspeito de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.

Fonte: G1

PM Prende Jovem Suspeito por Tráfico de Drogas em Itamaraju

Itamaraju: A Polícia Militar prendeu um jovem de 19 anos, Kaio Alisson Brito do Nascimento, por tráfico de drogas no bairro Italage em

Criminoso morre após confronto com a RONDESP Extremo Sul em

Eunápolis: Um confronto entre policiais militares da RONDESP/Extremo Sul e um criminoso resultou na apreensão de uma arma de fogo e uma

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas no Centro de

Nova Viçosa: A Polícia Militar prendeu um jovem por tráfico de drogas na tarde da última terça-feira (08/03) no centro de Posto da Mata, em

Polícia Civil de Itamaraju Promove Incineração de Drogas

Itamaraju: A Polícia Civil de Itamaraju realizou uma operação de incineração de drogas apreendidas na manhã desta quinta-feira (10/04/25).

Polícia Civil da Bahia inicia nova gestão com posse do

Bahia: O delegado André Viana assumiu o comando da Polícia Civil da Bahia em cerimônia oficial realizada nesta segunda-feira (7), em Itapuã.

Homem encapuzado quebra vidro de carro de prefeito com martelo e

O carro do prefeito de Botuporã, Professor Edmilson Saraiva (PT), foi incendiado por um homem encapuzado na madrugada de sábado (5). O crime

Polícia investiga roubo de carga milionária na BR-101 entre

A polícia está investigando o roubo milionário ocorrido na noite de sexta-feira (04/04) na BR-101, entre os municípios de Itamaraju e Itabela.

PM apreende arma e veículo após confronto em Eunápolis; um

Eunápolis: Na noite desta quinta-feira, 03 de abril, guarnições da RONDESP Extremo Sul, da Polícia Militar da Bahia (PMBA), apreenderam uma

PM prende suspeito de furto em Igreja Adventista de Itamaraju

Itamaraju: A Polícia Militar prendeu Jairo Pinheiro da Silva, de 26 anos, suspeito de furto na Igreja Adventista do bairro Cristo Redentor, em

Corpo de um homem é encontrado esquartejado em Santa Cruz Cabrália

Um corpo foi encontrado na Estrada do Distrito de Ponto Central, na cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Identificado como sendo,

Mucuri volta as aulas janeiro 2025