Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

Vida e carreira

Continua depois da publicidade

Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27).

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.

Ele estreou o JN

Em 1969, Cid Moreira voltou à Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”. No mesmo ano, foi escalado para a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o primeiro telejornal transmitido em rede no Brasil. A estreia ocorreu em setembro de 1969, e Cid dividiu a bancada com Hilton Gomes. Dois anos depois, iniciou uma parceria de longa data com Sérgio Chapelin.

Durante 26 anos, Cid foi o principal rosto do JN. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu “boa-noite” diário marcou a televisão brasileira.

Em 1996, uma reformulação do programa trouxe novos apresentadores, William Bonner e Lillian Witte Fibe, com Cid Moreira dedicando-se à leitura de editoriais.

Paralelamente, Cid também participou do “Fantástico” desde sua estreia, em 1973, revezando com outros apresentadores. Em 1999, ele narrou o famoso quadro de Mr. M, que se tornou um grande sucesso do programa. Sua voz icônica ficou tão ligada ao quadro que ele entrevistou o próprio Mr. M quando o ilusionista visitou o Brasil no ano seguinte.

A partir da década de 1990, Cid começou a se dedicar à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, realizou o objetivo de gravar a Bíblia na íntegra, projeto que se tornou um grande sucesso de vendas.

Em 2010, foi lançada a biografia “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”, escrita por sua esposa, Fátima Sampaio Moreira. Durante a Copa do Mundo daquele ano, ele gravou a famosa vinheta “Jabulaaani!” para a cobertura do “Fantástico” e programas esportivos da Globo, adicionando mais um capítulo à sua ilustre carreira.

Fonte: G1

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas no Centro de

Nova Viçosa: A Polícia Militar prendeu um jovem por tráfico de drogas na tarde da última terça-feira (08/03) no centro de Posto da Mata, em

Polícia Civil de Itamaraju Promove Incineração de Drogas

Itamaraju: A Polícia Civil de Itamaraju realizou uma operação de incineração de drogas apreendidas na manhã desta quinta-feira (10/04/25).

Polícia Civil da Bahia inicia nova gestão com posse do

Bahia: O delegado André Viana assumiu o comando da Polícia Civil da Bahia em cerimônia oficial realizada nesta segunda-feira (7), em Itapuã.

Homem encapuzado quebra vidro de carro de prefeito com martelo e

O carro do prefeito de Botuporã, Professor Edmilson Saraiva (PT), foi incendiado por um homem encapuzado na madrugada de sábado (5). O crime

Polícia investiga roubo de carga milionária na BR-101 entre

A polícia está investigando o roubo milionário ocorrido na noite de sexta-feira (04/04) na BR-101, entre os municípios de Itamaraju e Itabela.

PM apreende arma e veículo após confronto em Eunápolis; um

Eunápolis: Na noite desta quinta-feira, 03 de abril, guarnições da RONDESP Extremo Sul, da Polícia Militar da Bahia (PMBA), apreenderam uma

PM prende suspeito de furto em Igreja Adventista de Itamaraju

Itamaraju: A Polícia Militar prendeu Jairo Pinheiro da Silva, de 26 anos, suspeito de furto na Igreja Adventista do bairro Cristo Redentor, em

Corpo de um homem é encontrado esquartejado em Santa Cruz Cabrália

Um corpo foi encontrado na Estrada do Distrito de Ponto Central, na cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Identificado como sendo,

PMBA APRESENTA REDUÇÃO DOS CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS

Conforme dados da Coordenação de Planejamento Operacional – CPO do 8º Batalhão, após avaliação mensal dos índices de Crimes Violentos

Jovem indígena é morto a tiros dentro de aldeia em Porto Seguro

Porto Seguro: O crime ocorreu na noite desta sexta-feira, 28/03, na Aldeia Boca da Mata, quando o jovem indígena, identificado por Wanderson

Mucuri volta as aulas janeiro 2025