O funcionário da Embasa, Jacques Américo Ribeiro dos Santos, de 35 anos, morador de Lajedão, foi picado por um escorpião, por volta das 1630min, deste domingo (1), enquanto guardava uma sela em uma fazenda.
Jacques Américo foi levado imediatamente pela esposa para o Hospital Municipal de Medeiros Neto e passa bem. Na unidade, ele recebe soro e vai ficar em observação durante 24h.
O escorpião amarelo é carnívoro. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.
Em caso de picada por escorpião, procurar imediatamente orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento do acidente.
Confira as dicas:
- Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
- Mantenha a casa livre de baratas, que são um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.
- Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
- Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;
- Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar;
- Use telas e vedantes em portas e janelas;
- Use ralos protetores;
- Mantenha as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.
Se um acidente com escorpiões ocorrer, primeiro deve-se evitar o pânico, lavar o local com água e sabão, aplicar compressas de água fria e procurar um médico. O ser humano, após ser picado, pode ter hipotermia ou hipertermia, sudorese profunda, visão embaçada, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, arritmias cardíacas, choque, taquipnéia, edema pulmonar agudo, agitação, sonolência, confusões mentais e tremores, além de inchaço e vermelhidão no local da picada.
Fonte: Medeirosneto.com