Eunápolis: Familiares de detentos do Conjunto Penal de Eunápolis foram para frente do presidio após a notícia de maus tratos contra os detentos após o resgate de 16 detentos do presido.
As famílias enviaram vários áudios para a imprensa contando que os detentos tem reclamado que estão tendo comida e água regrada, tiveram cabelos raspados, estão apenas usando cuecas, sem direito a visita e sem informações dos familiares e ainda tem apanhado.
Algumas esposas e mães de presos que não querem ser identificadas, contam que desde o dia da fuga, elas não consegue falar com os detentos. "Não temos informações de nada, Secretaria de Administração Penitenciária não deixa que nós tenhamos informações, os policiais penais não estão dando informações para a gente. Nós só ficamos sabendo por um áudio divulgado nas redes sociais de que eles estão sendo torturados direto”,
"Ali não há ressocialização é desumanização. Eles são tratados como animais e até um animal a gente trata bem, mas eles são maltratados. Uma pessoa que é espancada sem motivo, uma pessoa que não oferece nenhuma resistência a uma revista, que não oferece resistência às regras impostas e ainda assim é espancada, torturada e humilhada não tem como melhorar. E não é só tortura física é também psicológica", denuncia os manifestante.
Na manhã desta terça-feira, 17/12/2024, um grande número de parentes de detentos estiveram na frente do Conjunto Penal para cobrar informações da direção do presido e pedir ao Ministério Público Estadual que faça uma vistoria sobre as denúncias de uma possível tortura existente no presidio.
A reportagem da Radio Nova FM esteve no local, mas ninguém quer falar sobre as denúncias feitas pelas famílias dos detentos. A reportagem do Giro de Notícias deixa o espaço aberto para os responsáveis pela direção do presídio possa se manifestar sobre as denúncias.
Fonte: Girosnoticias