Santa Cruz Cabrália: Uma operação da Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira (23), em Santa Cruz Cabrália, resultou na morte de Edineilson Sirino Pesca, vulgo "Caqui", e Jildevan Bispo Santos, conhecido como "Boca Fina", ambos investigados por diversos crimes na região. A ação, conduzida pelo CATTI-DESC da 23ª COORPIN de Eunápolis, com apoio das delegacias de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, tinha como objetivo cumprir mandados de prisão contra os suspeitos.
De acordo com a Polícia Civil, "Caqui" e "Boca Fina" eram responsáveis por espalhar o terror nas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Monte Pascoal, em Itabela, devido ao envolvimento em crimes violentos como homicídios, assaltos e tráfico de drogas.
A abordagem policial ocorreu na região de Coroa Vermelha, onde os suspeitos foram localizados em um veículo Chevrolet Onix branco. Ao receberem ordem de parada, eles teriam desobedecido e iniciado uma fuga em alta velocidade, efetuando disparos contra a equipe policial durante o acompanhamento tático. A perseguição terminou com a colisão do veículo em uma área de vegetação próxima à orla marítima.
Após a colisão, ainda segundo a polícia, os suspeitos desembarcaram e continuaram a atirar contra os policiais, que revidaram. Com o fim do confronto, "Caqui" e "Boca Fina" foram encontrados feridos e em posse de uma pistola calibre .40 e uma pistola calibre 9mm. Foram apreendidas também 15 munições calibre .40, 10 munições calibre 9mm e um carregador de pistola no interior do veículo.
Os dois foram socorridos e levados ao Hospital Municipal de Santa Cruz Cabrália, mas não resistiram aos ferimentos.
Crimes atribuídos aos suspeitos
Edineilson Sirino Pesca, o "Caqui", era apontado como um dos autores do homicídio do indígena Renilton Pinheiro da Silva, ocorrido em setembro de 2024 na Aldeia Boca da Mata, em Trancoso. A Polícia Civil já havia cumprido mandado de prisão contra Lígia dos Santos Conceição, também envolvida no crime. "Caqui" também era investigado pela morte de Wanderson Poubel Parreira, em outubro de 2024, cujo corpo foi encontrado carbonizado ao lado de seu carro na região de Monte Pascoal.
Jildevan Bispo Santos, o "Boca Fina", era suspeito de ser um dos autores da morte do adolescente Kauan Antonino, de 17 anos, em junho de 2024, no bairro Campinho, em Porto Seguro. Havia um mandado de prisão em aberto contra ele por este crime.
Ambos eram ainda investigados pelo homicídio de Geverson Novais dos Santos, vulgo "Popó", em maio de 2022, na Aldeia Novos Guerreiros, em Porto Seguro. "Caqui" também é apontado como um dos responsáveis pela morte do motorista de Uber Pedro Lauan Souza Oliveira, desaparecido desde o dia 9 de janeiro e cujo corpo foi encontrado em Monte Pascoal.
A Polícia Civil informou que "Caqui" e "Boca Fina" já eram alvos de operações policiais por envolvimento com tráfico de drogas e por integrarem facções criminosas, como o PCC. Além disso, eram acusados de aterrorizar a comunidade de Monte Pascoal com roubos a fazendas e propriedades rurais e de praticar assaltos na região de Nova Cabrália.
A Polícia Civil continua investigando o caso em busca de outros possíveis envolvidos nos crimes.
Fonte: 23 COORPIN - EUNÁPOLIS