Os funcionários da Bahia Airport Service, empresa que presta serviço no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, estão em greve desde o começo da manhã de domingo (9). Na segunda-feira eles chegaram a fechar, por duas horas, a principal entrada do aeroporto da cidade.
Devido ao bloqueio na entrada do aeroporto, centenas de turistas tiveram que passar em meio ao protesto carregando bagagens. Alguns turistas teriam sido xingados por manifestantes e ouvido ameaças.
Os trabalhadores protestam pelo não cumprimento de um acordo de reajuste programado para janeiro deste ano. Entre as reivindicações, eles pedem 8% reajuste salarial, aumento do valor do ticket alimentação e auxílio referente à periculosidade.
A paralisação dos serviços auxiliares provoca atrasos no embarque e desembarque de passageiros, com filas se formando no saguão do aeroporto. Segundo informações, a maioria dos 120 terceirizados não trabalharam.
Os serviços de check-in e venda de passagens não estão prejudicados pois os funcionários das empresas aéreas não aderiram à manifestação e trabalham normalmente.
A Bahia Airport Service pertence ao mesmo grupo econômico da Sinart, administradora do aeroporto de Porto Seguro, e tem os serviços terceirizados pelas empresas de aviação.
A empresa terceirizada presta serviços de embarque e desembarque de bagagens, acondicionamento no comportamento de carga das aeronaves, limpeza e higienização do banheiro dos aviões e reboque dos mesmos na pista de pouso e decolagem.
Alguns manifestantes montaram barracas na entrada do aeroporto. A empresa ainda não se manifestou sobre a paralisação.
Por: Opovonews