Artesãs do Projeto Espírito das Águas, desenvolvido pela Fibria e Sebrae/ES em Santa Cruz e Barra do Riacho, no município de Aracruz (ES), vão expor seus trabalhos na 25ª Craft Design, que acontece entre os dias 14 e 17 de agosto, em São Paulo. O evento, que é referência em negócios no setor de decoração, tendências de mercado e design, reunindo designers, lojistas e decoradores do Brasil e do exterior.
A coleção artesanal do Projeto inclui técnicas variadas como biscuit (massa), papel machê, bordado, crochê, pintura, costura e arte com conchas. As peças foram inspiradas no mar, rios da região e em suas riquezas, o que inspirou também o nome do projeto: Espírito das Águas. Nos diferentes tipos de arte são retratadas as espécies que ocorrem na região, como tartaruga, caranguejo, toninha (espécie de boto ameaçado de extinção) e outras.
Para Licia Lucas Cantarella, consultora de Sustentabilidade da Fibria, a participação na Craft abre portas para a comercialização do artesanato no mercado nacional, ampliando o potencial de vendas e renda para as artesãs.
Participantes do Projeto Espírito das Águas veem no evento uma oportunidade de crescimento e reconhecimento. Zeni Magalhães, que faz parte do grupo de Bordadeiras de Santa Cruz, diz que participar da feira é um sonho realizado. Já a artesã Hildete Caliman, integrante do grupo Criarte, de Barra do Riacho, sonha em conquistar o reconhecimento do público.
A gestora do Programa, Izolina Passos, acredita que a participação dos grupos numa Feira dessa magnitude, com o apoio de um profissional de renome, comprova o crescimento e importância do artesanato capixaba. “É um diferencial para o currículo dos grupos que representarão o nosso Estado na Craft Design. Acredito que será uma experiência única para os nossos artesãos”, destaca.
Além de trabalhos artesanais contemporâneos, o Craft Design reunirá produtos de outros segmentos, como mobiliário, objetos decorativos/utilitários, design têxtil, presentes, artes plásticas, joalheira e acessórios.
Sobre o Projeto de Artesanato – Coleção Espírito das Águas: Desenvolvido pela Fibria em parceria com o Sebrae ES, o projeto visa fomentar o artesanato de mercado como alternativa de renda para as famílias. O programa estimula o desenvolvimento de produtos baseados nas tendências de mercado e com diferencial da inovação e qualidade total, além de valorizar a cultura local.
Por: Liberdadenews/Ascom