Teixeira de Freitas: A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas resgatou na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, um falcão da raça Quiriquiri, também conhecido como falcão-americano. A ave foi encontrada pelo empresário Dieggo Messias, que protegeu o animal que estava machucado, guardou em uma gaiola dentro de seu estabelecimento comercial e acionou a equipe de meio ambiente para que eles pudessem levar a ave de volta ao seu habitat natural.
De acordo com Flávio Borges de Andrade Neto, que é chefe da divisão da Fiscalização Ambiental, o animal tinha as asas cortadas e alguns machucados pelo corpo. O Secretário de Meio Ambiente do município disse que esse animal silvestre se trata de uma das menores aves de rapina do Brasil, e se alimenta de pequenos animais, como cobra, roedores, galinhas, dentre outros. Pelas características corporais, com a cor cinza azulado no alto da cabeça e o restante marrom avermelhado, se trata de um macho, com provavelmente um ano de idade.
Por não haver IBAMA em Teixeira de Freitas, foi acionada uma equipe da Polícia Ambiental de Porto Seguro, para que leve o falcão até seu habitat natural e dê o tratamento que a ave necessita. A princípio sabe-se que essa equipe levará a ave para o IBAMA de Porto Seguro, o que deverá acontecer durante a tarde desta quarta-feira. Dieggo Messias encontrou o falcão no Bairro Colina Verde, onde estava preso dentro de uma caixa de papelão. Ele não soube informar se alguma pessoa pretendia comercializar a ave, apenas a encontrou e procurou as autoridades.
Manter animais silvestres em cativeiro é considerado crime e cabível de levar multa e até prisão, de acordo com Lei 9.605/98, dos Crimes Ambientais.
Por: Mirian Ferreira e Petrina Nunes/Liberdadenews