Teixeira de Freitas foi o município baiano com o maior número de doações de córneas em 2013 e entrou no clima da mobilização da campanha "Eu Assumi", no mês de setembro em prol da doação de órgãos. O governo municipal, através da pactuação com o governo do estado, é responsável pela captação de órgãos em todo o extremo sul baiano e já dobrou o número de doações em relação ao ano passado, em setembro o trabalho de conscientização será intensificado com a meta de salvar mais vidas.
No mês de agosto, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas que, dentre os vários serviços ofertados, acolhe também a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do extremo sul da Bahia, realizou 3 doações múltiplas de órgãos e uma doação de córnea. Apesar dos tabus que o tema ainda enfrenta, os números de doações no primeiro semestre de 2014, já superaram os do ano passado. Para a enfermeira Rayssa Kallen, o melhor argumento é saber que “é triste saber que se perdeu uma vida, mas é gratificante você saber que pode salvar a vida de outras sete, dez pessoas”.
A campanha “Eu assumi” #1salva10, é voltada para sensibilização e conscientização das famílias, responsáveis por autorizar a retirada e doação dos órgãos e, no link www.euassumi.com.br oferece importantes informações sobre o tema. Em Teixeira de Freitas, durante o mês de mobilização, o governo municipal irá promover diversas ações, em unidades escolares, unidades de saúde e praças, para que a população reconheça a importância de salvar vidas e, nisto, encontrar um conforto para sua perda.
A OPO está em funcionamento no HMTF há cerca de 3 anos. Uma de suas funções é, exatamente, sensibilizar a sociedade para a importância da doação que pode salvar ou garantir a dignidade a muitas pessoas. A equipe do OPO faz o primeiro contato com a família e assim que recebe autorização para a doação, uma equipe de Salvador é enviada para realizar todo o procedimento de retirada e destinação. Os órgãos, coração, rins, fígado e córnea, passam automaticamente para atender às pessoas que estão na lista de espera, cadastro feito estadual e nacionalmente.
Por: Liberdadenews/Ascom