Fazer uma cirurgia plástica é um passo importante. Por isso, todo o cuidado é pouco neste momento. A falta de esclarecimento pode levar o paciente e o médico ao equívoco, cometendo um erro que, muitas vezes, pode não ter mais volta.
Para te ajudar nesta empreitada, confira algumas dicas do cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (SP).
Cuidado com as expectativas exageradas: Um bom cirurgião plástico deve ter a habilidade de entrevistar o paciente apropriadamente durante a consulta. Um cuidado importante que deve ser observado pelo cirurgião, antes da realização de qualquer intervenção cirúrgica, é o de esclarecer o paciente, elucidando todas as suas dúvidas. A orientação dada ao paciente é fundamental e tem como objetivo fazê-lo entender as limitações técnicas e físicas de cada um.
Cirurgia exige tempo: Não considero apropriado que o paciente faça uma cirurgia plástica durante um período de grandes mudanças em sua vida, como, por exemplo, ?serei promovido, em breve?, ?vou me casar na semana que vem?, ?preciso estar linda para a minha formatura?... Se o paciente não tiver tempo de fazer um pós-operatório com tranquilidade, é melhor realizar um procedimento não invasivo que irá melhorar a sua aparência, sem que ele tenha que dispender muito tempo de repouso e resguardo no pós-operatório.
Nem tudo que você escuta é verdade: Há diversos sites na Internet que descrevem com minúcias o que seria "um nariz perfeito", após uma rinoplastia, ou um "rosto rejuvenescido", após um lifting facial. Este tipo de informação não ajuda o paciente. O que auxilia, antes da realização da plástica, é expor adequadamente seus anseios ao cirurgião plástico, para que ele possa ajudá-lo a minimizar o seu descontentamento após a cirurgia.
Converse com seu médico: Comunicação é o cerne da questão. O que o paciente tem em mente é difícil de descrever, de tornar-se concreto? Por exemplo, diante da afirmação ?quero diminuir um pouco o meu nariz?. Quanto é um pouco? Em tempos em que há muita publicidade, é preciso explicar aos pacientes que não existe procedimento rápido, simples e indolor. Todas essas frases de efeito são muito boas para o comércio, mas não servem para cirurgia plástica.
Os mini procedimentos: A realização de diversos "mini procedimentos" não têm a menor eficácia. A ideia vendida é que o mini lifting e a mini lipo exigem pouco do paciente no pós-operatório. No entanto, eles não têm a menor longevidade. São, na verdade, ?iscas? para a realização de vários procedimentos.
Por: MSM