Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta feira (17), na sede da Secretaria de Saúde, ao som da Orquestra e coral 09 de Maio, com a regência do maestro Orley Silva, e o Hino da Cidade, entoado pela pequena Maria Eduarda, ficou marcado um importante avanço para região. Com a presença de várias autoridades na área de saúde e educação, além do Prefeito João Bosco Bittencourt, e do reitor da UFSB, professor doutor Naomar Monteiro de Almeida Filho.
O evento foi para firmar a parceria entre a Secretaria de Saúde e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), para implantação de residência médica e multiprofissional. Os cursos serão de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, e Medicina de Família e Comunidade. Ou seja, os alunos irão atuar diretamente nos PSFs. O aluno se forma em Medicina, e com a mudança curricular, depois que concluir a graduação, como pré-requisito, ele terá que fazer antes a residência em Medicina de Família e Comunidade, e só depois poderá fazer qualquer outra especialidade, estudando e atuando no no período de 02 anos.
Segundo o secretário de saúde, Eujácio Dantas, este é um projeto que ele não acreditava muito em sua realização, e agora sendo realidade, todos só tem a ganhar. “Com a residência implantada em nossa cidade, os moradores atendidos pela rede de saúde pública terão mais agilidade no atendimento, por ter mais profissionais, e os alunos de Medicina irão vivenciar na prática sua profissão. É um grande ganho para todos nós”, completou o secretário.
“Era uma preocupação que sempre tive com nossa cidade, quando se sonha com alguma coisa, mesmo que esteja distante, temos que construir as estratégias, caso contrário não chegamos a lugar nenhum, e uma cidade no porte de Teixeira de Freitas, uma cidade polo, nos tornamos responsáveis pela saúde de toda a nossa região. Nós precisamos mesmo nos transformar em cidade universitária e formar profissionais que sejam capazes de acolher toda a região”, explica o prefeito João Bosco Bittencourt.
O Reitor Naomar Almeida disse que a UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano, atingindo 18 mil vagas até 2020, em sua plena implantação, abrangendo um total de 48 municípios na região Sul e Extremo sul da Bahia. É um avanço sem precedentes para a região, especialmente para o Teixeira de Freitas, cidade que se encontra em expansão, podendo se tornar o Polo Educacional do Sul da Bahia.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews