Alcobaça: A manhã desta sexta-feira (31/10), em Alcobaça, foi marcada por uma caminhada de conscientização sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O movimento, realizado pela Secretaria de Saúde através das Coordenações de Vigilância em Saúde, visa alertar as mulheres (Outubro Rosa) e homens (Novembro Azul) sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e próstata.
O câncer de mama, por exemplo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tipo mais frequente no mundo e as taxas de mortalidade no Brasil são elevadas. Segundo o órgão, 57.120 novos casos são estimados para 2014 e o número de mortes pelo tratamento tardio pode chegar a 13.145. A doença costuma ser rara antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Daí a importância do autoexame.
Nos homens, o câncer de próstata no Brasil, é o segundo mais comum, e o que mais tem dificultado o tratamento é o preconceito. Uma pesquisa realizada em 2009 constatou que a resistência ao exame do toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam, na época, já ter feito o exame. A idade média para realização do exame é de 50 anos em homens saudáveis e de 45 em pacientes de pele negra, obesos ou que tenham histórico familiar.
A estimativa de casos registrados de câncer de próstata para 2014 é de 68.800 e os números de mortes devem chegar a 13.129. O diagnóstico do câncer é, em ambos os casos, uma notícia impactante. Passado o choque é importante que se converse com o médico sobre o tratamento mais adequado. Pois o quanto antes descoberto, maior é possibilidade de vencer a doença.
Por: Liberdadenews/Ascom