A secretaria de saúde através do seu departamento de Ouvidoria/Saúde-SUS do município implantou o sistema itinerante nas unidades de saúde, para ouvir os usuários do sistema em toda a rede de atendimento e de oferta dos serviços de saúde do município. A intenção é fortalecer o controle social e qualificar a gestão, identificando as possíveis deficiências e o nível de satisfação do atendimento das unidades para com a população.

A primeira unidade de saúde que recebeu a equipe itinerante da Ouvidoria/Saúde-SUS foi o Hospital Municipal-HMTF, onde foram ouvidos pacientes e acompanhantes, no qual eles foram entrevistados através de um questionário, e o mesmo também foi colocado à disposição para todas as pessoas usurárias na recepção da unidade, para que todos possam manifesta as suas reclamações, denúncias, solicitações e tecer elogios, além de poderem fazer sugestões para o melhoramento do atendimento e dos serviços. Foi colocada também uma urna para que as pessoas possam depositar as suas manifestações de forma segura e sem exposição, pois o acesso aos formulários preenchidos é restrito apenas a equipe da ouvidoria que mantém em sigilosa informações e manifestos das pessoas.

Após os levantamentos foram feito um relatório que foi entregue ao secretario de Saúde, Eujácio Dantas, para que pudesse tomar a medida cabível referente às situações colocadas pelos os usuários da unidade.

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O coordenador do departamento Ouvidoria/Saúde-SUS, Rubens Rodrigues, que tem formação superior na área, obtendo assim um conhecimento amplo em todas as áreas da saúde, destacou que esse trabalho vai ser feito e implantado em todas as unidades de atendimento da rede de saúde do município. E que todas as manifestações serão levadas em consideração, seja nos casos de apuração de denúncias ou reclamações, quanto também as de solicitações e elogios. E disse ainda: “Este é um espaço democrático entre o cidadão e a gestão municipal, e que é importante para ambas às partes.

Iremos responder todas as manifestações aos usuários, independentemente de qual seja o seu manifesto.Gostaria ainda consolidar a informação de que será mantida em total sigilo a identidade do manifestante, para que possamos garantir a sua integridade. Aproveito ainda para dizer que esse trabalho é muito importante para a gestão da nossa saúde, e que as pessoas possam realmente se manifesta através da nossa ouvidoria se caso assim ela sentir necessário em qualquer que seja a sua motivação de manifesto, daremos retorno para com todas dentro do prazo legal que temos após o manifesto do nosso usuário da nossa rede de atendimento”. Afirmou o coordenador.

O trabalho da ouvidoria ajuda a gestão com as informações através do manifesto das pessoas que são usuária do sistema e que de alguma forma se estão insatisfeitos ou prejudicados no atendimento ofertado pelo o município na área da saúde.

O contato da Ouvidoria/Saúde-SUS pode ser feito gratuitamente pelo número 0800 404 0800 ou pelo o e-mail: ouvidoria. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por: Liberdadenews/Ascom

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