A prefeitura de Teixeira de Freitas através da secretaria de saúde iniciará no próximo sábado, dia 08, a campanha de “Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo”, que se estenderá até o próximo dia 28 em todos os postos de saúde (ESF) do município.
O dia “D” será no dia 8, sábado, a vacina estará disponibilizada em todos os postos de saúde (ESF) do município, e em alguns pontos estratégicos, no horário das 8 ás 17h. As crianças que estiverem dentro da faixa etária das vacinas estarão recebendo as duas doses ao mesmo tempo.
As crianças com a idade de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses e 29 dias), receberam a vacina contra a pólio. As crianças maiores de 1 anos e menores de 5 anos (4 anos e 11 meses e 29 dias), receberam a vacina contra sarampo. Todas as crianças que estão habita a vacina deveram ser imunizadas.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosidalva Barreto, estima-se que deveram ser vacinadas aproximadamente 11 mil crianças, e destaca ainda. “Esse momento é muito importante para que todos os pais possam levar os seus filhos que estão dentro da faixa etária para vacinarem, a continuidade da vacinação é fundamental para evitar a o risco das doenças em nossas crianças, como recentemente tivemos casos de “Sarampo” em outras regiões do Nordeste”.
Com acordos diplomáticos que o nosso País tem com outros, a entrada de pessoas estão sendo muito grande. Em alguns Países especificamente doenças iguais a essas, e entre outras, ainda não foram controladas, o que aumenta o risco de transmissão das doenças virais. Por isso é muito importante que os pais levem as suas crianças para vacinarem no próximo sábado, dia 8, em um dos postos de vacinação mais próximo. As vacinas são seguras, e praticamente sem efeitos colaterais, mas imprescindíveis para garantir a proteção das crianças.
Poliomielite: A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas pela a doença (paralisia infantil), obtendo uma lesão de deficiência irreversível.
Sarampo: Doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada “vesículas”, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas.
Por: Liberdadenews/Ascom