“Eu fumava desde os 17 anos, umas quatro carteiras por dia. Estou há 5 meses sem fumar, e quem está vendo o maior retorno sou eu”. O depoimento é do comerciante Renato Rezende Figueiredo, um dos participantes de um grupo de apoio a pessoas que querem deixar o cigarro, intitulado Mucuri Sem Cigarro.
O Programa foi desenvolvido pelo Governo Estadual e adaptado à realidade do município pela Prefeitura de Mucuri. Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) acompanham durante um ano um grupo de fumantes.
No primeiro mês do Programa, os participantes se reúnem uma vez por semana. No segundo, os encontros são quinzenais e, a partir do terceiro, reúnem-se uma vez ao mês. Nas reuniões, os participantes trocam suas experiências e angústias na luta contra o cigarro, sempre escutados pela Psicóloga Andrea Najar.
Além de acompanhamento psicológico e amparo emocional de outros fumantes que querem livrar-se do vício, os participantes contam com o apoio de medicamentos fornecidos gratuitamente. Trata-se do adesivo de nicotina ou o Bup, que regulam uma quantidade de nicotina no corpo e reduz os sintomas da síndrome de abstinência.
O nutricionista Tarcísio Mascarenhas também faz acompanhamento dos participantes. “Quando se deixa de fumar, o paladar fica mais apurado, e as pessoas recorrem facilmente ao alimento para tentar esquecer o cigarro. Aqui damos orientação nutricional para que os participantes deixem o vício de forma saudável também na alimentação, sem o risco de engordarem excessivamente”, explica.
Os grupos acontecem em dois PSF’s da Sede de Mucuri: do Centro e do bairro Pôr do Sol. Vários profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se envolvem na causa, como fisioterapeutas e enfermeiros. Tudo para ajudar este grupo de pessoas com grande disposição a se livrarem de um mal que mata mais de 5 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por: Liberdadenews/Ascom