A secretaria de saúde de Teixeira de Freitas realizou na ultima semana o planejamento das ações, objetivos e metas do ano de 2015 para atenção básica. O planejamento foi realizado com participação de todos profissionais e colaboradores dos programas e unidades de saúde (ESF), da à atenção básica do município.
O objetivo é socializar o que foi realizado neste ano, e que estava no planejamento realizado em 2013 para execução no ano de 2014, e discutir os objetivos e metas que para 2015. O planejamento envolveu todos os profissionais e colaboradores da rede de atenção básica do município, ouvindo assim a todos, e discutindo e socializando todas as sugestões para propulsionar uma melhor qualidade no acolhimento e na oferta dos serviços para os usuários.
Em Teixeira de Freitas a coordenação da atenção básica, criou o núcleo de apoio que subdividiu as unidades básicas de saúde (ESF) em cinco regiões, para que pudesse ter um acompanhamento de forma direcionada, e identificando todos os tipos de situações de forma individual de cada uma delas, sendo mais prático e resolutivo nas questões.Dentro deste mesmo conceito foram realizadas as oficinas do planejamento para o ano de 2015.
O secretario de saúde, Eujácio Dantas, destacou que o planejamento é fundamental para melhorar e aperfeiçoar o atendimento, bem como as melhorias necessárias para poder ofertar um atendimento adequado, e com uma estrutura necessária para os nossos usuários. E disse ainda. “Entendemos que a Atenção Básica é a principal porta de entrada para uma saúde preventiva. Pois o melhor remédio para qualquer tipo de doença é a prevenção, por isso que temos o objetivo de melhorar cada vez mais as nossas unidades de saúde básica. Cuidando do nosso povo, da melhor forma possível”.
As metas e diretrizes discutidas no planejamento de 2013, para o ano de 2014, foram se cumpridas mais de 80% do que se foi colocado em pauta no resumo das propostas. Segundo o secretario para o ano de 2015 a meta é cumprir 100% das propostas, e que a atenção básica ainda receberá uma unidade modelo com três equipes de atendimento no Bairro Luiz Eduardo Magalhães, mais 12 unidades novas que já estão sendo construídas, além da conclusão das reformas de mais outras quatro que estão em andamento. E que além das unidades básicas, existem outros vários investimentos que serão realizados na saúde no ano de 2015.
Por: Liberdadenews/Ascom