A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da secretaria de saúde implantou procedimento de hemodiálise na UTI do Hospital Municipal. A partir de agora os pacientes que estiverem internados no Hospital Municipal que necessitarem de realizar sessões de Diálise não precisará ser transferido para outra unidade para realização deste procedimento.
O Secretario de Saúde, Eujácio Dantas, após ter firmado parceria com a Equipe de Nefrologia coordenada pelo o Dr. Evan Barreto, que já estava prestando os serviços, porem em outra unidade hospitalar privada no município. No qual os pacientes que estavam internados no HMTF teriam que serem removidos para a outra unidade hospitalar para realização do procedimento, e depois retornavam novamente para o HMTF.
Com a instalação do equipamento no HMTF os pacientes estarão realizando as sessões de hemodiálise na própria unidade, proporcionando assim uma comodidade maior para eles.O convenio entre o município e a clínica que esta sendo construída, irá se estender também aos pacientes de hemodiálise que realizam o tratamento fora do domicilio, e que tem que se deslocar para outros municípios como Eunápolis, São Mateus e Linhares para realizarem as sessões de diálise três vezes por semana.
Segundo o Dr. Evan (diretor), a clínica estará sendo inaugurada ainda nesse primeiro semestre de 2015, e que estará atendendo todos os pacientes de Teixeira de Freitas e dos demais municípios da região que tiverem interesse em realizarem convenio. Facilitando assim o acesso do tratamento aos pacientes.
Para Teixeira de Freitas que tem aproximadamente 50 pacientes de hemodiálise será um grande ganho a implantação da clínica, pois a questão de deslocamentodos pacientes é muito desconfortável, eles terem que passarem mais de 8 horas dentro de um veículo entre ida e volta, além de ficarem deitados 4 horas para a realização da diálise. Com a realização do procedimento aqui no município, propulsionará um conforto maior a todos pacientes, que já sofrem com a própria necessidade da realização de tal procedimento.
Por: Liberdadenews/Ascom