O Laboratório Municipal Nova Filosofia-LACENde Teixeira de Freitas recebeu na ultima segunda-feira, dia 09 de fevereiro, uma aparelho “Architect I2000SR–ABBOTT”que irá atender os exames de Virologia e Análises Complementares.É um aparelho automatizado utilizando a metodologia de quimioluminescência para detecção e quantificação de diversos analitos em soro, plasma ou sangue total.
ARCHITECT i2000 – ABBOTT tem o Sistema totalmente automatizado sendo um dos aparelhos mais modernos da sua categoria, custando aproximadamente oitocentos mil reais. Ele atenderá todas as demandas de exames na área de Virologia, Imunologia e Hormônios, auxiliando no diagnóstico de tumores, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, hepatite A, B e C, verificação de fertilidade, gravidez, tireoide, HIV e outros mais.
A sua capacidade de analise é de 200 exames por hora, sendo que o primeiro resultado é com menos de 30 minutos. Os laudos desses exames também serão entregues mais rápidos, antes somente seria possível a emissão dos mesmos no prazo de entrega entre 30 a 45 dias, pois eles teriam que ir para o laboratório Central do LACEN em Salvador, e depois eram reenviados de volta, hoje eles serão feitos, emitidos e entregues aos pacientes no prazo máximo de 7 a 15 dias.
O laboratório municipal Nova Filosofia–LACEN hoje esta equipado com aparelhos de ultima geração, tendo uma resolutividade, confiabilidade e segurança nos resultados dos exames realizados. Vale ressaltar ainda que toda a equipe de trabalho do laboratório é qualificada e capacitada para o atendimento e produtividade da unidade.
O Secretario de Saúde, Eujácio Dantas, informou ainda que no próximo mês de março serão implantados pontos de coleta nas unidades de saúde–ESF (postinhos) em localização Estratégica, que inicialmente serão em 4 postos de saúde. E disse ainda: “Iremos iniciar com quatro pontos de coletas em nossos postos de saúde, em pontos estratégicos para que possamos atender melhor o nosso povo, evitando que eles tenham que sair das suas localidades onde residem para irem até o nosso laboratório municipal para realizar a coleta e depois ter que retornar para pegar o resultado, que na maioria das vezes tem que atravessar a cidade para poderem realizar o exame. Isso faz parte da nossa gestão de humanização no atendimento e procedimentos do nosso governo, que tem como um dos principais objetivos atender e facilitar o atendimento da nossa população”. Concluiu o secretario.
O laboratório municipal (Lacen) é responsável também por todos os exames laboratoriais do Hospital Municipal – HMTF e a UMMI, porem os exames são realizados no laboratório do HMTF, que funciona 24h por dia. Recentemente ele também recebeu aparelhos novos automatizados, um deles tem a capacidade de realizar 400 exames por hora. O aparelho que foi substituído realizava apenas 50 exames no mesmo período e era todo manual.
Por: Liberdadenews/Ascom