Teixeira de Freitas: A Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas realizou na manhã do último dia 10 (terça-feira), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião com os proprietários e técnicos responsáveis que lidam e/ou comercializam animais domésticos no município.
O objetivo da reunião foi para dar conhecimento e informar sobre as novas diretrizes da Resolução N° 1069 de outubro de 2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que dispõe sobre diretrizes gerais de responsabilidade técnica em estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene estética e venda ou doação de animais. E da Lei Municipal N° 707 de abriu de 2014, que dispõe sobre a criação e a venda no varejo de cães e gatos por estabelecimentos comerciais no Município.
O coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, Elisnak de Sousa, abriu o evento falando da importância da proposta da reunião com os comerciantes e técnicos responsáveis dos referidos estabelecimentos, pois o assunto seria de fundamental importância para todos. E disse ainda: “Convidamos todos vocês para esta reunião, para dar conhecimento a todos da Resolução N° 1069 do Conselho Federal, e da Lei Municipal N° 707, que serão utilizadas para efetivação da fiscalização nos referidos estabelecimentos que estão enquadrados dentro das diretrizes das legislações em vigor. Estaremos dando prazo para as adequações nas empresas, porém, estaremos fiscalizando posteriormente, e cobrando tais exigências impostas nas diretrizes das Leis que disciplina e regulamenta o funcionamento dos referidos estabelecimentos”.
Apresentação das legislações foi ministrada pelo o técnico veterinário da vigilância sanitária do município, Rodolfo Alves, e pela a fiscal sanitária, Andréia Hering. Eles fizeram uma explanação de todos os artigos e diretrizes das Leis, prestando esclarecimentos e informações do que será exigido pela a vigilância quanto órgão fiscalizador. E que o trabalho da vigilância não é apenas de fiscalizar, mais também, de orientar e ajudar no que for necessário para o desenvolvimento e crescimento de todos, pois sabem da importância que cada empreendedor e comerciante tem para o município, em decorrência de ter como referência de renda per captar interna o comércio de forma geral.
Por: Liberdadenews/Ascom