Teixeira de Freitas: Na manhã da última quarta-feira, 25 março, o Prefeito João Bosco, e o Secretario de Saúde, Eujácio Dantas, realizaram a entrega de cadeiras de Rodas, de Banho, e tetraplégica para os usuários da Unidade de Saúde Mãe Maria (Centro Especializado de Reabilitação). Essa já é a segunda entrega coletiva que é feita aos pacientes da unidade neste governo. O prefeito João Bosco cumprimentou a todos que estavam presentes, e acompanhou a entrega das concessões.
E fez as seguintes colocações: “Estamos trabalhando muito para melhorar a nossa cidade, e a saúde, é uma das nossas prioridades de governo. Estamos investindo muito em todas as áreas da saúde. Temos 12 unidades básicas novas sendo construídas, e mais um complexo 3 em 1, a UPA, e o CER lV (Centro Especializado de Reabilitação com Quatro Especialidades), que será a nova unidade de vocês, ela será bem mais ampla, terá até piscina com hidromassagem para melhorar a qualidade do tratamento dos pacientes, como também a oficina ortopédica”.
Ainda segundo o prefeito, no Hospital Municipal já foram investidos mais de três milhões em equipamento até agora. “Sabemos que ainda temos muito o que fazer, mas acredito que estamos no caminho certo”, acrescentou João Bosco. O secretário de saúde, Eujácio Dantas, destacou o quanto uma simples cadeira de rodas pode fazer diferença na vida de uma pessoa, eda satisfação que ele tem em poder estar trabalhando para que isso possa acontecer na vida delas. E disse ainda: “Ações como essa é Algo que se torna muito maior do que ser um simples gestor de uma pasta, e sim de poder mudar para melhor a qualidade de vida dessas pessoas”.
A senhora Dilma da Silva, moradora do Bairro Nova América, e mãe do paciente Adenan Correia, de 44 anos, que nasceu com problemas intelectual e físico, fez questão de comentar a grande importância do trabalho da unidade, não apenas no tratamento dos pacientes, mas também no acolhimento que eles dão aos usuários e a familiares. E relatou: “Eu estava tendo que arrastar o meu filho em cima de pedaços de papelão dentro de casa de um lado para outro, e principalmente para levá-lo ao banheiro. Estou muito feliz hoje, pois ele ganhou uma cadeira de rodas e outra de banho. Agora eu vou poder locomovê-lo dentro de casa na cadeira de rodas, colocá-lo para tomar banho de sol, e principalmente leva-lo ao banheiro decentemente”.
Já a mãe do paciente João Heitor, de um ano e nove meses, a senhora Aline Alves, moradora do Bairro Bela Vista, também falou da grande alegria do filho dela em poder receber uma cadeira paraplégica. E fez as seguintes colocações: “Estou muito contente, pois agora poderei levá-lo para passear, poderei sair com ele para os lugares onde eu tenho que ir, como supermercado, padaria, no centro, e vários outros lugares que antes eu não poderia ir, porque eu não podia levá-lo comigo. Estou muito feliz, só tenho que agradecer a todo pessoal da Secretaria de Saúde, pois seria muito difícil comprar uma cadeira dessas, por conta do valor, que chegar custar aproximadamente três mil reais”. Concluiu a mãe da criança.
A Unidade de Saúde Mãe Maria hoje realiza uma média de 600 atendimentos mensais. E já foram concedidos entre cadeiras de rodas; cadeiras banho; cadeiras tetraplégicas; muletas; próteses; e órteses, cerca de 400 concessões aos pacientes que são assistidos pela unidade somente nesta gestão.
Por: Liberdadenews/Ascom