Bebês a partir de 6 meses de vida poderão, pela primeira vez, ser vacinados contra as quatro cepas do vírus da influenza, causador da gripe – dois tipos da A e dois da B: uma nova vacina tetravalente, da SanofiPasteur, chega ao mercado nos próximos dias. Segundo especialistas, vacinar contra os quatro tipos de vírus aumenta as chances de proteção contra a doença.
A formulação tetravalente conta com as cepas dos subtipos H1N1, H3N2, Victoria e Yamagata. Todos os anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina a composição da vacina da gripe para os Hemisférios Norte (em fevereiro) e Sul (em setembro), tendo como base os dados de vigilância de diversos países. Os tipos B, em média, são responsáveis por quase metade dos casos confirmados de gripe. No país, a vacina até então oferecida pelo governo é a trivalente, com proteção contra três cepas do vírus — dois da influenza A e um da B.
- Estudos mostram que o vírus influenza pode sobreviver até 48 horas. E eles sobrevivem em objetos como controle remoto e brinquedos, que muitas vezes são levados à boca pelos bebês e crianças – explica Lucia Bricks, diretora médica de Influenza e Pertussis na América Latina da Sanofi Pasteur. – Na clínica médica, impossível saber se o paciente tem o tipo A ou B, mas a febre alta é marcador de influenza – completa a médica.
Diferente do resfriado, a gripe é persistente. Os sintomas clássicos são febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca.
O pediatra Marco Aurélio Sáfadi alerta que bebês e crianças têm cargas de vírus influenza mais altas. Assim, podem transmitir o vírus por mais de sete dias. No caso de influenza tipo B, transmitem o influenza três semanas antes do pico das epidemias.
- Eles têm baixa imunidade e pouca maturidade para seguir hábitos de higiene indicados para se proteger. Como bebês só podem ser vacinados a partir dos seis meses de idade, uma estratégia seria imunizar a grávida. Os anticorpos transferidos pelo sangue durante a gestação protegem durante algum período após o nascimento – afirma o pediatra.
A gripe pode causar complicações em crianças, lembra o pediatra Sérgio Sarrubo, diretor do Hospital Infantil Estadual Darcy Vargas, em São Paulo. – A gripe baixa a imunidade da criança e então surgem as infecções secundárias, como otites e pneumonias – diz Sarrubo.
Dados do ano passado do Ministério da Saúde apontavam que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 75% a mortalidade por complicações do vírus influenza.
Ainda não há previsão para que a nova vacina entre no Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde. O preço médio da FluQuadri é de R$ 120. A versão trivalente custa 20% mais barato, segundo o fabricante Sanofi Pasteur. A primeira vacina quadrivalente, Fluarix Tetra, da GSK, lançada no fim do ano passado, tem indicação a partir dos 3 anos de idade.
Fonte: JAQUELINE FALCÃO, de O Globo