Teixeira de Freitas: Durante toda a semana a nossa redação recebeu diversos telefonemas de pacientes que necessitam de atendimento médico e por isso vão ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A principal reclamação, segundo os pacientes, é uma faixa colocada na fachada da unidade hospitalar com o seguinte lembrete: "II Workshop de Controle a Infecção Hospitalar de Teixeira de Freitas", que segundo os pacientes vem causando dificuldades de entendimento. "Eu mesma cheguei lá e não sabia lê aquela palavra em inglês, perguntei lá e ninguém soube me dizer o que era aquilo" disse uma paciente.
Outro paciente ainda mais chateado com a situação nos relatou: "Cheguei lá procurando pelo hospital, ai vi a faixa, e pensei que tivesse mudado de lugar. Quando perguntei o que a faixa dizia uma pessoa que trabalha lá me falou de "shop", eu falei pra ele me respeitar, porque eu queria atendimento devido às dores nas pernas e não saber de shop". O HMTF encontra-se há muitos meses sem a placa de identificação da unidade, já que a última instalada no local, se desgastou e como não foi realizada a manutenção necessária, ela se soltou e teve os "restos" retirados por funcionários.
O HMTF é um dos hospitais mais procurados não só por pacientes da cidade, como por pacientes de todas as cidades circunvizinhas. Mas algumas reclamações vêm se arrastando desde a administração passada e permanece até hoje. Como por exemplo, a falta de macas e cadeiras na entrada do pronto socorro, onde a chegada de pacientes em estado grave causa demora no socorro. Assim como os maus-tratos de funcionários para com as pessoas que vão em busca de informações sobre familiares e amigos.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com o secretário municipal de saúde, Eujácio Dantas, mas devido a possíveis compromissos não conseguimos encontra-lo. Mas, iremos procurar o secretário para questionar sobre os casos relatados.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews