Alcobaça: Foi realizado na manhã e tarde da última quarta-feira (27/5), na sede do CAPS, no centro, o Mutirão de Triagem do Glaucoma de Alcobaça. Comunidades da sede e Taquari foram atendidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil (ISOB).
Ao todo, cerca de 400 atendimentos foram realizados e 145 casos de glaucoma, diagnosticados. Os pacientes atendidos receberam orientações e o colírio – medicamento para tratamento – e passarão por nova avaliação daqui há 3 meses.
Para o secretário de Saúde, Benedito Borel, o mutirão superou as expectativas e o ganho para a saúde e qualidade de vida das pessoas diagnosticadas e tratadas é incalculável.
“Esse mutirão em Alcobaça é uma grande conquista para população, uma vez que ele aborda uma doença – o claucoma – que não tem cura e leva à cegueira irreversível se não for tratado.
Felizmente, os casos diagnosticados (145) já iniciaram o tratamento e receberam gratuitamente o colírio que nas farmácias custa R$300,00 a caixa. Com o tratamento, essas pessoas continuarão tendo uma visão normal, mas cientes de que nunca poderão abandonar o tratamento”, afirmou Borel.
O mutirão, estimado em R$84 mil, foi todo custeado pelo Ministério da Saúde e realizado em parceria com a Prefeitura de Alcobaça. Para o prefeito Bernardo Olívio, o ganho dos atendimentos é imensurável, tendo em vista que o que importa é preservar a alegria e manter essas pessoas enxergando.
“Nossas famílias precisam desse tipo de atenção. São 145 pessoas que talvez nem soubessem do risco que estavam passando. Nossa gestão tem esse compromisso, criar iniciativas que tragam benefícios desse tipo para população”, disse o prefeito Bernardo sobre os atendimentos realizados.
A equipe do ISOB retorna ao município daqui a 3 meses para avaliação dos diagnosticados e para uma rodada de atendimentos no distrito do São José. Fique ligado e acompanhe tudo através do portal da Prefeitura de Alcobaça no endereço www.alcobaca.ba.gov.br
Por: Ascom/Fotos: Sérgio Maresias