Caravelas: Foi realizado pela primeira vez em Caravelas, um mutirão oftalmológico, viabilizado graças a um convênio firmado entre Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde. O prefeito Jadson Ruas (PDT) afirma que sua administração tem dado uma atenção especial para a saúde no município, e destacou a importância desse primeiro mutirão oftalmológico para pacientes a partir de 40 anos, que tiveram atendimento na Policlínica Municipal. “Cerca de 150 pacientes do município realizaram exames de ACUIDADE VISUAL,TONOMETRIA, CAMPO VISUAL COMPUTADORIZADO e EXAME DO FUNDO OLHO”, disse.
O secretário de Saúde Manoel Mecias fez questão de alertar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico, já que as principais doenças da visão podem ser evitadas. “Várias doenças que levam à cegueira vêm ocorrendo nos países em desenvolvimento, como o Brasil. As pessoas ainda não têm o hábito de realizar exames periódicos, conseqüentemente, preventivos. Dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados caso houvesse a descoberta do problema em seu estágio inicial”, falou o secretário. E completou: “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar na perda da visão”.
O atendimento oftalmológico tem crescido no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias de catarata em sistema de mutirão tiveram um crescimento de 97%, passando de 86 mil em 2010 para 169,4 mil no ano passado. Nos últimos quatro anos foram realizados 16,2 milhões de procedimentos oftalmológicos em todas as faixas etárias.
Além disso, desde o ano passado, o Ministério da Saúde (MS) definiu novos mecanismos para auxiliar os estados a aumentar o número de cirurgias eletivas. Com o intuito de aumentar os atendimentos, o Governo Federal tem avançado em importantes iniciativas.
No último ano, por exemplo, dois novos procedimentos para tratamento do glaucoma passaram a ser oferecidos pelo SUS. São eles: Tratamento Oftalmológico a Paciente Glaucoma Monocular, com associação da Primeira, Segunda e Terceira Linha de colírio; e o Tratamento Oftalmológico a Paciente Glaucoma Binocular, com associação da Primeira, Segunda e Terceira Linhas de colírio.
(Com informações de Osmar Guarnelles)