Caravelas: A Secretaria Municipal de Saúde de Caravelas realizou na noite da última sexta-feira, 10 de julho, a abertura da 4ª Conferência Municipal de Saúde 2015. Iniciada às 19h00 com solenidade de abertura no clube dos 40, que contou com a presença do secretário municipal de saúde, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, representantes do poder legislativo municipal, representantes do Governo do Estado (Núcleo Regional de Saúde), bem como a presença do apoiador institucional do ministério da saúde, Dr. Carlos Magalhães Neto.
O evento teve o objetivo de levar à mesa os questionamentos que envolvem o setor de saúde, ouvir sugestões e propor melhorias de forma democrática e participativa. Durante a solenidade, foram apresentados pelos oradores citados, os dados referentes à saúde do município, suas conquistas e a importância da conferência para a população. As atividades da noite se encerraram com uma confraternização entre autoridades, delegados conferencistas e a população presente.
Já no sábado, 11 de julho, foi o momento dos debates acerca das propostas elaboradas por todas as comunidades e distritos de Caravelas. O evento realizado no Colégio Polivalente contou com representantes de cada localidade caravelense, da sede do município ao distrito mais longínquo. Os debates foram divididos por salas que abordava determinados temas como garantia de acesso aos serviços de saúde, financiamento do SUS e educação em saúde e começaram por volta das 08h00 e se estenderam ate às 17h00, com intervalo apenas para almoço.
Ao final, foram votadas as propostas pelos delegados para o Plano Municipal de Saúde e para a Conferência Estadual, que será realizada em setembro, na capital do Estado [Salvador]. Foram eleitos 8 delegados, sendo 4 titulares e 4 suplentes. Os quais representarão Caravelas na etapa estadual. O encontro terminou com a formação do novo Conselho Municipal de Saúde, que é o órgão Maximo consultivo de saúde local. Segundo o secretario Manoel Mecias, o saldo foi positivo porque a população mais uma vez expôs de maneira democrática seus interesses acerca da saúde em Caravelas.
“Tendemos a evoluir cada vez mais, pois a cada conferência que realizamos podemos verificar uma participação maior e uma evolução na política de saúde da nossa cidade, o que reflete em uma condição melhor de saúde a todos caravelenses, disse Manoel Mecias”.
As etapas municipais da Conferência Nacional de Saúde têm sido realizadas em todos os municípios Brasil afora, e Caravelas, tradicional município do extremo sul baiano, dá exemplo de cidadania, promovendo aos seus munícipes a chance de debater e escolher a melhor forma de se fazer política de saúde, que é o maior bem do ser humano.
Por: Liberdadenews/Ascom