Teixeira de Freitas: O Secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, esteve em Teixeira de Freitas, nesta segunda-feira, 24 de agosto, visitando o Hospital Municipal e se reuniu com o prefeito João Bosco, com o secretário municipal, Eujácio Dantas e a direção do hospital. O secretário estava acompanhado da vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, ligada ao Ministério da Educação e Cultura, que juntamente com os citados, avaliaram a situação do HMTF, visando a sua sustentabilidade econômica e financeira e a expansão e manutenção dos Serviços Hospitalares de alta complexidade, que vêm sendo realizado nesta Unidade de Saúde.
Estamos tentando verificar de que forma poderemos garantir que o HMTF continue funcionando como um hospital de abrangência regional, mas, sem sacrificar a saúde financeira do município de Teixeira de Freitas. Nós, da Secretaria Estadual, estamos solidários com prefeito e iremos estruturar um plano que vai garantir a sustentabilidade financeira do hospital, junto com o Ministério da Educação e Cultura, se for possível, ou de outra forma, que estamos tentando trabalhar, através da estruturação de um consórcio no Extremo Sul ou através de um projeto de uma administração profissionalizada e centrada em metas e resultados, disse o secretário.
Ainda segundo o secretários, é fundamental que os municípios da região entendam que Teixeira de Freitas não pode sustentar sozinha toda a saúde do Extremo Sul e mais de municípios de Minas e do Espírito Santo. É preciso a união dos prefeitos para poder manter esse hospital aberto e funcionando. Nesta visita, o objetivo é planejar um programa de reestruturação financeira do hospital com a ajuda do Governo do Estado. Questionado sobre a estrutura do hospital, que foi construído há aproximadamente 40 anos, e se ele tem condições efetivas de atender a essa população, que mais que triplicou, com dignidade e segurança, o secretário respondeu:
“O HMTF vem atendendo muito bem a essa população, apesar de todas as dificuldades, e vem promovendo saúde dentro de padrões da alta complexidade, com números muito altos e uma produção bastante significativa. Muito superior à maioria dos hospitais da Bahia. Este é um hospital resolutivo, é um hospital importante. É claro que a gente tem sempre a chance de melhorar, não só a qualidade, mas, também a quantidade de atendimentos. E isso depende de investimentos do Governo do Estado, que tem intenção de descentralizar e regionalizar todo o interior e nós iremos apoiar este hospital para que ele melhore sua qualidade e possa continuar ampliando a assistência nessa região.”
Nossa equipe também conversou com o secretário municipal, Eujácio Dantas, e o questionamos sobre a possibilidade de uma terceirização do Hospital Municipal. Segundo Eujácio Dantas, a intenção não uma terceirização, mas uma parceria público-privada, onde será passada a administração do hospital para um ente privado, que teria maior flexibilidade para administrar. “Para você administrar um hospital público, hoje, com as regras impostas, é extremamente complicado. O mesmo processo licitatório que você tem para comprar uma caneta, você tem para comprar um equipamento de alto custo para a UTI. Ou seja, é extremamente burocrático o processo”, disse Dantas.
E acrescentou: “Há melhorias expressivas no trato e na relação com paciente quando você transfere a responsabilidade para um ente privado. A visão do prefeito João Bosco é melhorar significativamente o atendimento à população. O atendimento continuará gratuito e com mais qualidade. Questionado sobre quando esse processo irá acontecer, o secretário disse que ainda não há uma data, uma previsão. Não definimos ainda um prazo, tudo está sendo discutido e analisado, inclusive há uma recomendação do Ministério Público para que esse processo se realize. Porém, ainda não temos prazo, nem critérios estabelecidos, mas, estamos providenciando isso”, disse o secretário municipal.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews