Teixeira de Freitas: O governo de Teixeira de Freitas preocupado com o atendimento de qualidade na saúde do município realizou no ultimo final de semana um curso de capacitação no atendimento de Emergência Cardiovascular. O curso foi direcionado para os profissionais médicos e enfermeiros que trabalham no atendimento do Pronto Socorro do HMTF e os que iram trabalhar na Unidade de Pronto Atendimento-UPA que será inaugurada ainda este ano.
O curso de Treinamento em Emergência Cardiovascular-TECA, foi desenvolvido por especialistas em emergência cardiovascular, seguindo critérios modernos de didática e treinamento, baseado na Diretriz Brasileira de Parada Cardiorespiratória e Emergência Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Diretriz mais recente do ILCOR (InternationalLiaisonCommitteeonResuscitation).
O curso foi ministrado por profissionais altamente qualificados na especialidadede atendimento de “Emergência Cardiovascular”. Aequipe de instrutores composta por 03 médicos, sendo que, 02 eram cardiologistas, 01 médico da família, com especialidade na classificação de atendimento de suporte básico e avançado em salvar vidas.
O curso foi ministrado com uma carga horaria de 20 horas, para 32 profissionais, sendo eles: 20 médicos e 12 enfermeiros da rede pública de saúde. O curso foi especifico para emergências nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Parada Cardiorrespiratória (PCR), Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Obstrução de Vias Aéreas (engasgo).
O secretario municipal de saúde, Eujácio Dantas, comentou sobre a importância deste curso para a qualidade no atendimento aos usuários da rede pública de saúde no município, além de ser uma capacitação de nível elevado para os profissionais que são responsáveis em salvar vidas nas unidades de pronto atendimento de urgência e emergência da rede municipal. Complementou ainda: “O governo do prefeito João Bosco, irá manter até o final da sua gestão a prioridade de cuidar das pessoas,temos esse compromisso de governo com o povo.Por isso estamos investindo na qualificação e capacitação dos nossos profissionais da saúde, para que possamos ter pessoas, cuidando de pessoas, da forma que todos nós gostaríamos de ser cuidado”. Afirmou o secretario.
O TECA é o mais elevado curso de Emergência Cardiovascular que temos no Brasil, e são poucas cidades do interior do País, que tem proporcionado esse tipo de capacitação para os profissionais da rede pública de saúde. Teixeira de Freitas tem aprimorado e avançado na qualidade de acolhimento e atendimento na área da saúde no Estado da Bahia.
Por: Liberdadenews/Ascom