Você deve estar se perguntando: “Qual a relação tem á área da saúde com a prisão do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró?”
A doença chamada de ptose, que afeta Nestor, faz com que a pálpebra superior caia sobre os olhos, fazendo com que o individuo venha a ter dificuldades de enxergar com clareza.
Ainda que Nestor Cerveró nunca tenha mencionado oficialmente sobre a doença que o afeta, profissionais da área médica afirmam que a “ptose congênita” foi o que levou o Nestor a ter a aparência estética comprometida.
A ptose congênita pode ser adquirida por uma paralisia do nervo ou distrofia do músculo, que eleva a pálpebra. Não há nenhum indício que a ptose congênita seja hereditária. A doença pode também ser adquirida através de traumas na região dos olhos, envelhecimento e AVC (Acidente Vascular Cerebral) pelo fato de se obter lesões faciais.
A única solução é através da cirurgia plástica, e, mesmo após a correção, é possível perceber a anormalidade no indivíduo. Ou seja, a cirurgia veio para proporcionar um bem estar para o indivíduo afetado pela anomalia, embora possa não resolver definitivamente o problema.
O Nestor além da ptose congênita, segundo os médicos, foi afetado também por Exoftalmia. Esta doença faz com que o paciente venha tem aparência de olhos ou membros “saltados”, ou seja, fora da orbita, fazendo com que a aparência se torne tão indiferente.
Lembre-se: “O cuidado com saúde começa nos olhos, para daí enxergar outros problemas em nossas vidas”.
Por: Cleiliane Santos/Liberdadenews