Muitas pessoas não costumam pensar na pele como um órgão, mas, é isto que ela é: O maior órgão do nosso corpo, responsável por varias funções dentre elas, nos protegerem de germes e bactérias, manter a temperatura do corpo adequada, se responsabilizar pela troca de calor, enfim dentre várias outras funções.
Assim como todos os órgãos necessitam de cuidados cautelosos, com a pele não é diferente, afinal, estamos nos referindo a um órgão, que assim como todos os outros é capaz de vir a desenvolver doenças como o câncer.
O câncer de pele se trata de um aumento anormal de células, que vem a compor a pele. Estas células se dispõem formando camadas, e de acordo com a camada afetada, se define os diferentes tipos de câncer de pele. Os mais comuns são os Carcinomas Basocelulares e os Espinocelulares.
Mas, o tipo de câncer de pele que se destaca pela agressividade, levando o individuo até mesmo à morte, e que passa a se desenvolver com mais velocidade no organismo, se trata do Melanoma, pelo fato de reproduzir metástases .
O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada - novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem.
Mas. quando algumas células se desenvolvem com danos no DNA, as novas células podem começar a crescer fora de controle e, eventualmente, formar uma massa de células cancerosas.
No Brasil, cerca de 135 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de pele por ano e a maioria dos diagnósticos são dados por Melanomas, afirma o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Sinais:
Assimetria - A forma de metade da mancha não coincide com a outra metade.
Borda - As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
Cor - É muitas vezes desigual. Tons de preto, marrom e canela podem estar presentes. Áreas brancas, cinza, vermelha ou azul também podem ser vistas.
Diâmetro - O diâmetro maior que 6 mm.
Evolução - A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência, ou se desenvolve em uma área de pele previamente normal.
Lembre-se: Os diagnósticos tendem a se elevar a cada ano, pois a exposição elevada ao sol, radiações ultravioletas ou hereditariedade, faz com a estimativa venha a aumentar, porém, se quisermos, podemos fazer com que este índice não venha a ter um aumento considerado porque você pode começar a fazer a diferença. Quando você começa a ter hábitos saudáveis a diferença é notada.
Por: Cleiliane Santos/Liberdadenews