Teixeira de Freitas: Na tarde desta terça-feira, 05 de janeiro, nossa equipe de reportagem acompanhou um morador que limpava uma caixa d'agua nos fundos da sua residência, localizada no Centro da cidade. O reservatório usado, quando falta água, sempre é limpo de acordo com o morador, e mesmo assim diversas lavas foram retiradas de dentro da caixa. As lavas retiradas são do Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue ou pernilongo rajado, que é transmissor dos vírus da Dengue, Febre Amarela, Febre Zika e a Chikungunya.
O mosquito, que é adaptado a zonas urbanas, utilizam domicílios humanos para se reproduzir, assim ele procura locais com água parada onde deposita seus ovos. Após imersos, os ovos se desenvolve rapidamente em lavas, que dão origem as pupas, e que se transformam no adulto. O Aedes tem menos de 1 centímetro, é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas. O combate ao Aedes já se tornou assunto de Saúde Pública, pois a quantidade de casos de Dengue, Zika e Chikungunya vem aumentando de forma assustadora em todo o país.
São muitas as campanhas de concietização e combate ao Aedes, mas, sempre é bom reforçar e expor o perigo em que vivemos, pois as doenças causas pela picada do mosquito, na sua forma mais grave pode matar. O proprietário da residência, onde as lavas estavam, disse à nossa reportagem que a caixa de onde as mesmas formaram retiradas foi limpa na última sexta-feira (01), e hoje, lavas já foram encontradas, mostrando a eficiência em se reproduzir do mosquito. As lavas retiradas foram colocadas em um corpo plástico, e em seguida um veneno foi aplicado.
Já na caixa foi instalada uma tela de proteção e a mesma foi devidamente fechada. Segue o alerta, inspecione sua residência, elimine os focos e possíveis criadouros do mosquito da dengue. Fiscalize sua rua, seu Bairro, pois assim podemos deixar Teixeira livre do Aedes, e diminuir a demanda nos hospitais e postos de saúde. Faça sua parte.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews