Teixeira de Freitas: Vem aumentando nos últimos dias o número de pessoas com suspeita de dengue, e o que preocupa além da Dengue, são duas “primas” da dengue, a Chikungunya e a temida Zika. As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o aedes albopictus.
A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do inseto nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Mesmo com sintomas parecidos, e transmitido pelo mesmo mosquito, não se engane, as doenças são diferentes.
SINTOMAS
A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.
Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 03 a 10 dias.
Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 03 a 07 dias.
PERIGOS e COMPLICAÇÕES
Dengue
A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.
Chikungunya
A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.
Zika
As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas, como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.
TRATAMENTO
Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas, ou ao Hospital, e lembre-se, evite a automedicação. E vamos continuar todos no combate contra o mosquito Aedes. Cada um fazendo sua parte, e todos unidos, poderá diminuir ou acabar com a proliferação das doenças.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews