Bahia: Nesta terça-feira, 01 de março, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou um boletim da Microcefalia, e os dados são preocupantes. De acordo com o boletim, entre o fim de 2015 e fevereiro deste ano já foram notificados 817 casos de Microcefalia, com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros em toda a Bahia. Os casos foram notificados em 136 municípios, sendo que a capital baiana é onde se tem o maior número de casos registrados. Segundo a SESAB são 395.
O preocupante é que de acordo com a SESAB, 24 bebês em 17 municípios morreram. Os municípios que registraram óbitos de bebês foram, Salvador, com 07 mortes; Camaçari, com 02 mortes; Alagoinhas; Barro Prreto; Cravolândia; Campo Formoso; Crisópolis; Itabuna; Cruz das Almas; Itapetinga; Eunápolis; Olindina; Tanhaçu; Senhor do Bonfim; Esplanada; Feira de Santana e Presidente Tancredo Neves, o registro de 01 morte cada.
A SESAB, através da Diretoia de Vigilância Epidemiológica (Divep), informou que 214 casos já foram investigados com a realização de exames de imagem, e que 136 foram confirmados e 78 foram descartados. Ainda segundo a SESAB, diversas ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico estão sendo realizadas pelo Governo, visando combater o temido e vilão Aedes Aegypti.
Dentre as ações, estão o teste rápido para Dengue e Chikungunya, o caça mosquito, mosquito transgênico, bacillus thuringiensis israelenses, wolbachia e repelente com nanotecnologia.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews
Fonte: SESAB