O mutirão de catarata começou neste domingo (24) e logo nos dois primeiros dias já atingiu a média de 800 consultas por dia e, nesta segunda-feira (25), 250 procedimentos cirúrgicos. O mutirão itinerante está montado nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento UPA, próximo ao Hospital Municipal, Avenida Getúlio Vargas.
A estrutura veio ao município graças a articulação da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), e atende aos 13 municípios da região. Teixeira de Freitas, por ser polo de saúde é também a cidade sede do evento “Saúde Sem Fronteiras”.
Os atendimentos seguirão até dia 30 de abril, domingo, sempre das 6h às 18 horas. O público alvo são pessoas com 60 anos ou mais, exceção apenas para os estudantes do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA).
A meta é atender 5 mil pacientes para consultas e realizar 1500 cirurgias. Mais de 1 mil profissionais estão atuando, entre os enviados da SESAB e a equipe de apoio da Secretaria Municipal.
Os pacientes submetidos à cirurgia receberão cuidados pós-cirúrgicos, como ministração de colírio, avaliação nas primeiras 24 horas e retorno em 30 dias com profissionais do Programa que virão ao município prestar esse atendimento.
Por: Liberdadenews/Ascom