Caravelas: A Prefeitura Municipal de Caravelas através da Secretaria de Saúde pactuou com o Programa Saúde Sem Fronteiras em oftalmologia, contemplando pacientes de 60 anos acima, com consultas, exames e cirurgias de cataratas. Foi assinado um termo de adesão com o Estado para que o município de Caravelas fosse atendido no Programa Saúde Sem Fronteiras em oftalmologia.
O município de Caravelas e região estava com demandas reprimidas, uma vez que este projeto vinha sendo solicitado pelos Prefeitos e Secretários de Saúde do Extremo Sul da Bahia, para atender às necessidades dos pacientes que, sem condições financeiras e com problemas visuais, não teriam como realizar estes procedimentos, uma vez que a região não tem estrutura suficiente para atender toda a população.
Este projeto propiciou à região 4.000 consultas, exames e 1.500 cirurgias de cataratas, sendo que o município de Caravelas foi pactuado com 245 procedimentos oftalmológicos, divididos nas seguintes proporções: Nos 03 PSFS da sede de Caravelas, 85 cotas; PSF 07, Distrito de Ponta de Areia, 25 cotas; PSF 03, Distrito da Barra de Caravelas, 25 cotas; PSF 04, Distrito de Juerana, 35 cotas; PSF 05, do Povoado de Rancho Alegre, 20 cotas; PSF 08, Distrito de Nova Tribuna, 20 cotas; PSF 06, Distrito de Santo Antônio de Barcelona, 35 cotas; dentre as cotas, os pacientes realizaram 78 cirurgias de cataratas e 167 consultas e exames.
O Município de Caravelas ofertou mais de 30% de cirurgias de cataratas. Tudo isso só foi possível graças ao empenho do Prefeito Jadson Ruas e do Secretario Manoel Mecias sua equipe da saúde.
Por: Liberdadenews/Ascom