Teixeira de Freitas: No inicio da tarde desta sexta feira (13), a prefeitura por meio da secretaria de Saúde, entregou 140 cadeiras de rodas, para os pacientes que são assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Mãe Maria. Porem, o evento aconteceu na Avenida das Nações no futuro Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Na cerimônia de entrega compareceram um grande número de pacientes e seus familiares, o prefeito João Bosco, secretários e vereadores.
Em seu discurso, o secretário de Saúde Eujácio Dantas disse que fizeram questão de entregar essas cadeiras no CER, para que a comunidade conhecesse a estrutura. “Mais uma vitória para os pacientes assistidos pelo município e suas famílias, estamos aqui hoje, para a população ter noção do que está sendo preparado para os nossos pacientes. CER IV é justamente por ser um centro especializado em reabilitação, com quatro atividades, sendo elas: Reabilitação física/ostomizados; reabilitação intelectual; reabilitação auditiva e reabilitação visual, sendo o única do estado até o momento, construído através do Programa Viver Sem Limites do Governo Federal”. Fala emocionado o secretário.
De acordo o prefeito João Bosco ele está trabalhando para quem precisa. “Não me canso de falar, minha administração é para quem tem necessidade, estamos investindo na saúde, na educação, no lazer em todos os setores para ver o nosso povo feliz. E hoje estamos entregando mais essas cadeiras, um equipamento de primeira qualidade, sendo de alumínio, mais leve, inoxidável. E em breve iremos entregar o Centro de reabilitação, obra grande, sendo o único com piscina adaptada, coberta e aquecida, o único com oficina ortopédica 100% SUS, e o único com o CEO – Centro Especializado Odontológico para pacientes com deficiência". Fala o prefeito.
Mãe Maria agora terá essa nova estrutura, e Lucas Fagundes, coordenador do Centro de Reabilitação garantiu que tudo será muito melhor de agora para frente. “Iremos atender Teixeira e mais 20 municípios, com uma média de 1.500 pacientes/mês e mais de 5.000 procedimentos. Teremos também a concessão de órteses, andadores, bengalas, cadeira de roda, cadeira de banho e cadeira de tetra. E hoje estamos entregando cadeiras para quem não tem, e trocando as dos usuários, já que isso tem que ser feito a cada 2 anos, devido ao desgaste, tem pessoas aqui dos 20 municípios da macro região da saúde”. Acrescenta o coordenador.
O coordenador finalizou falando que a estrutura do CER está 95% concluído, estão fazendo as licitações dos equipamentos, e a previsão que dentro de uns 45 dias a comunidade receberá essa grande estrutura.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews