Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça feira (17), a prefeitura da cidade através da secretária de saúde, lançou a exposição “Mães da UMMI”, um projeto inovador, criado pela jornalista e fotógrafa Dani Ennes, e que teve o apoio da Obstetra Juliana Amatto, e autorizado pelo secretário de saúde, Eujácio Dantas, que resultou em um trabalho diferenciado, ousado onde mostra os partos de todos os ângulos. A exposição chegou para dar uma cara nova a maternidade.
Desde maio de 2015, foi iniciado o trabalho de fotografar partos, e ao final foram escolhidas 60 fotos em preto em branco para a exposição e também para a decoração da fachada e recepção da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). “Sonhava com este momento, e com a ajuda da doutora Juliana e do município foi possível, é muito especial ver o meu trabalho exposto desta forma. Foi um ano de muitas emoções, cada parto, cada foto, cada choro. O primeiro encontro da mãe e do filho, primeiro toque, primeiro olhar o cheiro, momentos inesquecíveis”. Fala emocionada a fotógrafa Dani Ennes, que trabalha com fotos só de parto, com a empresa Pouso da Cegonha.
Nossa equipe conversou com o secretário da saúde, Eujácio Dantas, que informou que essas fotos foram feitas para mostrar o trabalho oferecido na maternidade por uma equipe especializada. “A UMMI é a única maternidade com UTI neonatal no Extremo Sul da Bahia, estamos realizando uma média de 250 partos por mês, a maternidade é muito importante para nossa região. Conseguimos climatizar a recepção e todas as enfermarias, refizemos uma reforma completa, a fachada é nova, com fotos de mães e seus filhos, uma série de benefícios para humanizar e oferecer um melhor atendimento ao município”. Explica o secretário.
De acordo o prefeito João Bosco a população poderá ter a oportunidade de conhecer o trabalho oferecido pela UMMI através desta exposição. “Os moradores hoje tem todo o suporte na UMMI, dois pediatras 24h, dois obstetra 24h, uma média de 5 mil ultrassonografias por ano, estamos investindo em equipamentos e estruturas. Já realizamos 13 remoções de UTI aérea, e não paramos por ai, nosso objetivo é humanizar este tipo de trabalho. Parabenizo a fotógrafa Dani, por nos ajudar deixar um ambiente tão agradável. Essa exposição será itinerante, e será levado a comunidade”. Salienta o prefeito.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews