Teixeira de Freitas: Durante toda manhã deste sábado, 28 de maio, e certamente durante parte do início da tarde, o programa Saúde Sem Fronteiras realiza mais uma etapa do projeto na região. Os atendimentos acontecem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo à Delegacia de Polícia Civil, onde pacientes de toda região vieram até Teixeira de Freitas para serem consultados e submetidos a procedimento pós-cirúrgico.
O Programa Saúde Sem Fronteiras foi criado após os governantes reconhecerem a existência de vazios assistenciais e baixa cobertura de serviços oftalmológicos nos municípios. O programa prevê, em cada etapa, a realização de 5 mil consultas oftalmológicas e 1,5 mil cirurgias de catarata. O público alvo é composto por alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização) e população com idade a partir de 60 anos. Durante toda a madrugada foi intensa a chegada de pacientes na UPA, alguns residentes em Teixeira de Freitas e outra parte de cidades vizinhas.
Com uma estrutura segura e confortável, todos foram devidamente orientados e receberam uma identificação e assim aguardaram o atendimento. A primeira etapa aconteceu no dia 26 de abril, onde mais de 4000 pessoas foram atendidas e 1700 cirurgias realizadas. Após consulta, os pacientes foram orientados a darem continuidade aos cuidados e também a usarem colírios, e alguns ainda aguardam efeitos da cirurgia.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews