Saúde: A nova campanha da marca alemã Bergedorfer Bier está dando o que falar. Isso porque ao menos em três peças eles trazem homens posando orgulhosos de suas "barrigas de cerveja", como se estivessem gestantes.Ainda no mesmo tom de humor, o slogan da campanha da cerveja é "brewedwithlove" ("fabricado com amor"). Mas será que eles deveriam estar tão confiantes assim?
A "barriga de cerveja", ou gordura visceral, como é conhecida no meio médico, é um sinal que o corpo dá que provavelmente algo não vai bem com a saúde, e não deve ser ignorado.O principal problema é o maior risco cardiovascular. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, envolvendo 12.785 pessoas com 18 anos ou mais, mostrou que pessoas com acúmulo de gordura na barriga têm mais risco de morrer por doenças cardiovasculares do que pessoas com obesidade, por exemplo. Saiba mais sobre o estudo.
Além disso, segundo explica a endocrinologista Alessandra Rascovski Gobbi, como a gordura no abdômen está próxima a órgãos vitais (coração, fígado, intestino, pâncreas, rins), é a mais perigosa. Ela também está relacionada a um maior risco de diabetes, hipertensão, demência e doenças ósseas. Saiba as diferenças entre os tipos de gordura no organismo.
Pegue a fita métrica, posicione-a na linha do umbigo e vamos às medições:Se você é homem, o ideal é que tenha a circunferência abdominal inferior a 94 cm. De 94 cm a 102 cm, você está na "zona de alerta" e, acima disso, precisa de atenção.
Agora se você é mulher e ocidental, segundo o nutrólogo Roberto Navarro, a sua circunferência abdominal deve estar abaixo de 88 cm. Se for oriental, a sua medida não deve passar de 80 cm. Não há uma fórmula mágica, a melhor forma de perder barriga é com exercícios e adequar à alimentação.