Teixeira de Freitas: A luta contra o mosquito Aedes Aegypti não para em Teixeira. A cidade passou por um período de epidemia de “Dengue” em 2013, na qual foi controlada após varias ações emergenciais, tomadas pela atual gestão. Em 2014 e 2015, o município saiu da área de risco de uma nova epidemia em decorrência do conjunto de ações realizadas, entre elas, a contratação de mais agentes de endemias, saltando de 34 para 87 agentes.
Neste ano, sugiram outras doenças virais transmitidas pelo mosquito “Aedes Aegypti”, como a Zika e o Chikungunya. Apesar de ter evoluído o número de notificações e casos das doenças na cidade, no que se referem aos dois últimos anos, os órgãos municipais têm mantido o controle de focos do mosquito, graças ao trabalho contínuo e a eficiência dos agentes de endemias, juntamente com os demais trabalhadores em Saúde da Atenção Básica.
Segundo o secretário municipal de saúde, Eujácio Dantas, o trabalho dos agentes e a conscientização da população, no que se referem as suas atitudes, ajudaram no combate à proliferação do mosquito em recipientes que servem de multiplicadores das larvas, como também de outras ações de prevenção em suas residências e locais de trabalho. E o trabalho não pode parar, a batalha contra o mosquito Aedes Aegypti deve ser ininterrupta e coletiva.
Na manhã desta última segunda-feira (18), nossa equipe de reportagem acompanhou a entrega de novos uniformes para os Agentes de Endemias do município, ação realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas. Foram entregues 87 kits, sendo que cada um recebeu duas blusas, duas calças e um par de botas. Os uniformes ajudarão no acesso e na identificação dos agentes no desenvolvimento das suas atividades no campo.
O momento da entrega também foi aberto para um bate-papo entre os servidores e o secretário Eujácio Dantas, no qual foram abordadas algumas questões de operacionalidade do trabalho dos agentes. O secretário ouviu todas as propostas, e se comprometeu em discuti-las como os coordenadores do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas (SMS) para avaliar a viabilidade dessas demandas.
O secretario disse ainda sobre a busca de cursos técnicos de formação na área de Vigilância em Saúde, direcionados aos Agentes de Endemias, para capacitá-los na sua área de atuação, bem como outros assuntos que estão sendo discutidos com o sindicato da categoria para que possa melhorar ainda mais as condições de trabalho e desenvolvimento de suas atividades.
Por Edvaldo Alves/Liberdadenews