Quando bate aquela enxaqueca, cólica ou até mesmo indigestão, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é buscar um remédio para aliviar as dores. Entretanto, para muitos desses incômodos, a solução pode ser ainda mais prática e fácil: ervas medicinais. Muitas das plantinhas que usamos para decorar ambientes (cultivadas em vasinhos ou jardins) contam com propriedades medicinais que ajudam (e muito) na nossa saúde e bem-estar.
Segundo a nutricionista do Mundo Verde, Thais Souza, a medicação fitoterápica tende a ter um maior custo benefício em relação aos medicamentos tradicionais já que é mais econômica. Mas ela ainda ressalta que as ervas não podem substituir os medicamentos sem a orientação do médico responsável. Ou seja, converse com seu médico antes de fazer uso de qualquer planta! O Guia da Semana, com a ajuda da nutricionista Thais Souza, reuniu 5 espécies de plantas que ajudam na saúde e bem-estar. Confira:
Hortelã
A Hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Ingerida ou apenas inalada, a planta proporciona muitos benefícios.
Para que é indicado: auxilia no processo digestivo e reduz a flatulência
Como ingerir: infusão das folhas, formando um chá ou como tempero (sucos ou alimentos)
Fonte: Msn